Gerar backup de forma simples e segura, é possível?

Hoje em dia sabemos bem que a informação é um patrimônio de enorme valor para as organizações e que os dados que uma empresa gera e armazena contêm informações valiosas, importantes, sigilosas e estratégicas. Na era digital, o papel e caneta quase não são tão utilizados, e os arquivos contém ideias, propostas de equipe comercial, contratos, projetos, bem como os sistemas da empresa.

Provavelmente já ouvimos falar de alguém que já perdeu um arquivo importante de trabalho ou um arquivo que não poderia em hipótese alguma perder, devido à grande importância do mesmo. Pessoas que não efetuaram uma cópia de segurança num pen drive ou na nuvem, o que hoje em dia está fácil de encontrar até mesmo gratuitamente, enfim, ter um local seguro, está à prova de perda. Infelizmente, muitos usuários não se dão conta da importância de ter uma visão prática no que se refere a manter seguro os arquivos importantes, evitando graves transtornos. Atualmente muitos usuários trabalham com cópias ou até mesmo com as versões finais de documentos importantes em seus computadores.

A falta de um arquivo importante pode significar uma perda de tempo gerando retrabalho e custo desnecessário.

Backup

Leia também Backup em nuvem: Vantagens e desvantagens

Riscos existentes na ausência ou falha do backup

O hardware é um equipamento que ao longo do tempo sofre degradação e que está propício à falhas. Existem grandes chances de um equipamento crítico um dia falhar, e consequentemente perder as informações importantes, mas essa ação não pode acontecer em uma empresa, bem como a falta de proteção dos dados que são constantemente alterados, deixando-os vulneráveis para que uma pessoa mal-intencionada, ou não, o apague ou cometa algum erro crítico na estrutura.

Procedimentos manuais e amadores para programar e realizar backup também não resolvem o problema.
Alguns métodos como o backup em fita estão defasados e cada vez mais em desuso por conta de sua lentidão
nas leituras e escritas, falhas nas execuções, altos custos de software para execução e armazenamento e principalmente, por essas fitas estarem sujeitas a roubo ou perda.

Minha solução seria backup na nuvem?

O backup seguro na nuvem, pode ser entendido como a cópia de segurança de arquivos. Ou seja, os arquivos existentes nas máquinas, gera uma cópia gravada automaticamente na nuvem, garantindo segurança para as suas informações.

Atualmente obter uma solução de backup é um plano que deve ser uma preocupação a nível global dentro das organizações, ou seja, não são apenas dados de tecnologia que são perdidos, mas sim informações importantes da organização. Hoje, existem soluções de backup de vários portes, para atender diferentes necessidades e complexidades de acordo com o seu cenário corporativo.

Existem soluções de backup onde são implantados automaticamente para encontrar todos os documentos comerciais, planilhas, apresentações e arquivos de texto, e os faz backup automaticamente. A cada backup, caso o arquivo tenha sido alterado, mantém uma versão diferente durante estes 28 dias, sem limitação de quantidade ou tamanho dos arquivos. Os usuários finais também podem facilmente recuperar documentos perdidos devido a falhas de acidentes, ransomware ou hardware. Se houver dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Se houver dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.