Produtividade na internet – Como utilizar com qualidade?

É incontestável os benefícios que o acesso à internet traz tanto para a vida pessoal quanto para o mercado corporativo. Indivíduos e empresas têm o mundo ao seu alcance nos celulares, tablets e computadores. Mas a produtividade na internet? Como é?

Neste contexto, a produtividade na internet é um grande desafio, principalmente dentro das empresas. Colaboradores e gestores precisam lidar com este mar de informações conciliando com a melhor utilização do tempo.

Produtividade na internet – Quando utilizar as redes sociais?

Muitas pessoas tendem a acessar as redes sociais em alguns momentos, enquanto outros acessam o tempo inteiro, porém, dentro do horário de trabalho, isto afeta fortemente a produtividade.

Muitos gestores orientam o uso equilibrado de redes sociais, mas costumam frequentemente flagrar os colaboradores acessando de maneira exagerada estes recursos.

A dúvida que costuma ficar é a seguinte “como mensurar o tempo gasto com este tipo de navegação?”. Para isto, é importante contar com relatórios que apresentem uma visão geral de consumo dentro desta categoria, e a partir dos dados coletados é possível orientar quem anda abusando na utilização destes sites e serviços.

Horários flexíveis

Além das redes sociais, existem outros vilões do tempo que afetam a produtividade na internet. Podemos por exemplo acessar a séries, filmes e músicas a qualquer momento. Naturalmente temos o Youtube como o principal fornecedor deste conteúdo.

E além de afetar a produtividade, alguns conteúdos podem não ser apropriados ao ambiente de trabalho. Para acesso a portais como este, é importante aplicar políticas de acesso, por exemplo, fazer a utilização somente em horários específicos onde não impacte na produtividade e qualidade dos serviços oferecidos pela empresa.

A liberação de acessos à serviços como estes durante o dia acabam comprometendo a velocidade da Internet nas empresas, gerando extrema lentidão e causando atrasos na entrega de serviços importantes, o controle de banda poderá trabalhar em conjunto garantindo a velocidade de Internet para setores importantes da empresa e minimizando a utilização destes portais sem comprometer a disponibilidade dos serviços essenciais nas empresas.

Sites para nunca acessarmos

Temos ainda certas categorias de sites que podem causar problemas aos computadores e as redes das empresas por conter vírus. E essa questão pode afetar diretamente a produtividade na internet.

Muitos destes sites induzem quem está navegando a acessá-lo por meio de informações e links falsos ou até mesmo induzindo ações de instalações.

Desta forma, ter as categorias de alto risco já previamente bloqueadas, evitará que de boa-fé sejamos direcionados para este ambiente.

Leia também O que é controle de banda de internet?

Qual a solução para manter a produtividade na internet?

A gestão da produtividade na internet costuma ser um desafio para os gestores. São tantas tarefas de alta relevância, que muitas vezes falta tempo para o assunto. Porém, é possível criar um ambiente onde se exige pouca interação, com alto grau de segurança.

Estamos à disposição para entender cada cenário e montar um projeto de acordo com a necessidade, basta entrar em contato conosco!