É preciso atenção: A maioria dos usuários não tomam todos os cuidados necessários e colocam em risco os acessos bancários pessoais e a segurança da informação nas empresas em que trabalham.

Sua equipe tem medo de acessar bancos via Internet?

A praticidade de realizar transações bancárias tem tornado cada vez mais comum o uso do Internet Banking e aplicativos pelo celular. Mas, a popularização desse hábito fez o setor ser considerado um dos maiores alvos de golpistas. Segundo dados do Banco Central, houve um aumento de quase 300% das queixas referentes à quebra de sigilo e à segurança dos canais de acesso às contas pela web.

Mas e aí, devo voltar ao modo tradicional de frequentar o banco e pegar longas filas? Não, iremos explicar esses cuidados simples e necessários para melhorar a segurança da informação nas empresas!

Como evitar o vazamento de informações bancárias

Os golpistas criam metodologias para explorarem falhas de usuários ao invés das falhas ou tentativas de invasão a rede empresariais. A maioria das empresas são invadidas por ataques simples e nada sofisticados, por exemplo, um e-mail que usa táticas para direcionar usuários a sites fraudulentos para roubar dados sigilosos e/ou induzir a instalação de softwares maliciosos.

O treinamento e orientação da sua equipe é essencial para inibir e minimizar possíveis vazamentos de dados e melhorar a segurança da informação nas empresas. Saiba quais atitudes adotar:

6 práticas de segurança da informação nas empresas

1) Acesso à rede segura

Sempre realize transações bancárias pela internet utilizando a rede da empresa. Evite rede públicas ou pouco confiáveis, mesmo que esteja utilizando seu computador ou celular.

2) Mantenha seu sistema atualizado

Fique atento as atualizações e recomendações do banco. As instituições financeiras costumam atualizar seus recursos de segurança e informar aos usuários as mudanças no sistema.

Em caso de dúvida não tente realizar qualquer procedimento sozinho, entre em contato com sua agência ou gerente.

3) Cuidados com o uso de senhas

No caso do uso de token e certificados de acesso, guarde-os bem. Se possível, dê preferência pelo envio de SMS para avisos de segurança.

Crie o hábito de mudar as senhas de acesso periodicamente. Ao definir uma nova senha, procure escolher uma senha complexa alternando número e letras.

Nunca use senhas comuns, principalmente datas de aniversário, placas de carro, número de telefone, etc.

4) Comportamento Seguro

Ao acessar serviços bancários pela internet não abra outras janelas, concentre-se na operação e certifique-se que o site é seguro. O Selo de Certificado Digital de Segurança é representado por um cadeado ao lado do endereço do site.

Evite acessar conteúdos que não seja de âmbito profissional, instale apenas programas autorizados pela empresa.

Acompanhe periodicamente os lançamentos em sua conta e cartão de crédito. Qualquer crédito ou débito irregular deve ser informado imediatamente a instituição financeira.

5) Comunicação bancária

Evite abrir o site do seu banco a partir de links enviados por e-mail ou SMS. Cuidado com orientações que chegam até você dessa forma ou até mesmo via ligações telefônicas. Opte por entrar em contato depois, a partir de um número de telefone que você conheça ou possa realmente se certificar de que está ligando para a sua agência, garanta a segurança da informação nas empresas.

Em hipótese alguma passe seus dados bancários via telefone! Alguns golpes são aplicados por ligação, onde o suposto atendente liga pedindo para fazer um recadastramento e essas informações são utilizadas para acessar sua conta via internet. Outro caso comum é solicitar o acesso remoto ao seu computador, permitindo que em um único clique sejam roubadas informações gravadas em sua máquina.

6) Antivírus e Firewall

Mantenha instalado nos computadores da empresa um antivírus corporativo com atualizações frequentes. O Firewall será uma camada adicional de segurança da informação nas empresas, atuando como uma barreira protetora, checando e filtrando o fluxo de dados.

Procura uma empresa especializada em fazer este trabalho?

Se sua empresa não adota procedimentos seguros para efetuar transações bancárias, não espere sofrer prejuízos. A Ravel oferece soluções completas para minimizar os riscos relacionados ao seu negócio, sempre maximizando o retorno sobre os investimentos.