Este artigo foi planejado para dar uma visão geral para os gestores das empresas com dicas de segurança de redes.

Este assunto é importante e precisa sempre estar em pauta nas empresas, para que assim elas possam acompanhar as novas tecnologias e melhorias possíveis de serem aplicadas. Porém, é necessário monitorar também o custo das respectivas propostas. É comum verificarmos soluções com um preço elevado ter uma redução significativa do valor em um baixo espaço de tempo.

Um outro ponto a ser continuamente observado é saber se as soluções investidas estão em pleno funcionamento. Por isso solicitar relatórios e feedbacks se faz preciso para evitar ter uma solução subutilizada, impactando negativamente a segurança.

Firewall

Ter uma proteção entre sua rede e a internet é fundamental. Este é o papel do firewall. Pela sua posição, nele estarão as regras de quem e o que pode passar.

Defina regras por grupos ou usuários para evitar categorias de sites que possam trazer riscos para a organização. Também valide a forma com que acessos externos são feitos para a sua rede. Veja se estão sendo executados com critérios de segurança e sem exposição excessiva das suas informações.

Dicas de segurança de redes: Wi-fi

Uma rede sem fio é praticamente um item indispensável para maior mobilidade dentro das organizações. Mas esta facilidade precisa ser disponibilizada com cuidado. Veja algumas dicas de segurança de redes voltadas para este tema.

Um cenário interessante de ser aplicado é configurar redes sem fio separadas para o acesso aos dados da sua empresa e outra para visitantes e smartphones. Estas redes não podem se conversar. É preciso que ambas as redes estejam com recursos de criptografia avançada ativados e use senhas fortes e, se possível, ative logins temporários para demandas pontuais de terceiros. Utilizando equipamentos corporativos profissionais você tem uma fácil visualização e gerenciamento destas regras.

Orientação aos usuários

Utilize todos os recursos necessários para atualizar os usuários com melhores práticas para evitar riscos. Forneça para eles dicas de segurança de redes usando linguagem clara e objetiva.

Um ponto importante de estar nestas comunicações é a forma de lidar com links que chegam para os usuários. Seja por e-mail, WhatsApp ou outros comunicadores. Desconfiar precisa ser a regra. Até mesmo uma comunicação vinda de alguém que você conheça pode ter riscos. É importante analisar a origem, assunto, horário e destino do link. Qualquer dúvida, não clique.

Backup

Backup nunca é demais. Tenha a tranquilidade que se algo acontecer de errado que afete desde um simples arquivo até todos os seus servidores, você terá seus dados salvos e em condições de serem restaurados.

Tenha programações de backups internas para rápida restauração, normalmente elas são acionadas quando um usuário tem problemas pontuais em poucos arquivos. Tenha também programações externas, pensando em situações mais críticas.

Em ambas as situações, valide se os backups estão sendo feitos com criptografia e se estão sendo realizados corretamente para a restauração efetiva do que foi planejado. Não arrisque acreditar que tem backup e somente no momento de precisar do mesmo, descobrir que não tem.

Serviços gerenciados

Utilize ferramentas tecnológicas que atuem na prevenção. Neste sentido, ter uma empresa especializada em serviços gerenciados de TI trará o respaldo que você precisa.

Seu departamento de TI necessita ter uma visão ampla da sua estrutura, antecipando problemas e atuando da maneira mais rápida possível. Entenda como é feito o acompanhamento dos seus servidores, estações, sistemas, antivírus, backup, entre outros.

Além destas dicas de segurança de redes, é possível ter mais informações por meio dos serviços da Ravel Tecnologia, em especial o Gerenciamento e Gestão de TI.