Com certeza você já ouviu falar sobre invasão cibernética e talvez lhe pareça que é algo distante da sua empresa, mas não é. A invasão de sistemas contábeis é uma realidade cada vez maior.

É possível reduzir o risco de invasão de sistemas contábeis?

No ano passado, o mundo ficou em choque por causa de um ataque cibernético mundial que atingiu 74 países.

No Brasil, um ataque a uma rede hospitalar interrompeu o atendimento aos pacientes, porque as informações dos prontuários ficaram sem acesso. Em um pouco mais de um ano, ainda vemos notícias sobre roubo de dados e ataques cibernéticos.

Invasões virtuais são cada vez mais comuns

Qualquer empresa está exposta à ataques cibernéticos, inclusive a sua. Você sabia que o Brasil é o sexto país mais vulnerável a vírus do tipo ramsonware? Esse tipo de malware bloqueia os arquivos de um computador até o pagamento de um resgate.

Com todos os processos digitais que existem hoje em escritórios contábeis, muitas empresas ainda não levam a sério esses tipos de ataques cibernéticos e não estão criando políticas de segurança. É extremamente importante aumentar a segurança em sua rede para evitar esses tipos de ataques ou invasão de sistemas contábeis.

As plataformas de contabilidade digital são compostas por tecnologias que proporcionam ganho de produtividade no escritório e também interação com o cliente. Por exemplo, o armazenamento em nuvem disponibiliza os arquivos aos clientes e GED, tecnologia responsável por automatizar processos que permite o envio de e-mails automáticos para geração de controle de documentos. Todos estes recursos necessitam de uma atenção quanto a segurança e continuidade dos processos.

Leia também: Invasão de sistemas contábeis é um risco real.

Quais ameaças podem atingir sua contabilidade?

Alguns procedimentos básicos como realizar backup dos seus arquivos ou usar antivírus são apenas duas maneiras de evitar problemas. Entretanto, é preciso tomar outras medidas e conhecer como isto pode afetar sua empresa.

Ou seja, mesmo tendo aplicações em nuvem e processos digitais fora do escritório, a nuvem pode ser um obstáculo para os cibercriminosos. Porém, cada vez mais, eles direcionam os ataques para serviços cloud e grande parte deles ocorrem por brechas de segurança no sistema ou descuidos dos usuários.

Conheça as 3 principais práticas de crimes cibernéticos, também presentes em invasão de sistemas contábeis:

Ransomware –  Se tornou o mais famoso após o Wanna cry, ataque mundial que ocorreu em 2017, que sequestram dados por meio de criptografia (seus códigos são ilegíveis). O criminoso deixa mensagens exigindo depósito ou compra de produtos, prometendo o envio de uma senha que liberará os arquivos.

Phishing – Uma forma de fraude eletrônica caracterizada por tentativas de adquirir fotos, músicas e outros dados pessoais. Normalmente se passa por uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial. Por exemplo, ocorreram muitos casos de boletos falsos, em que  cibercriminosos enviavam para empresas boletos se passando por fornecedores.

Engenharia social – Termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, consequentemente obtém informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado aos computadores ou informações.

Como garantir a segurança da informação e proteger seu escritório

É importante manter-se alerta e informado em relação à segurança cibernética. Qualquer usuário é um potencial alvo de ataque e pode se tornar vítima. Para isso basta apenas um clique, em um lugar errado, para ter um ou mais dispositivos danificados.

Por meio de mecanismos de segurança da informação é possível elevar o grau de maturidade de proteção de sua empresa. Consequentemente, minimizar que seu ambiente esteja exposto contra uma possível invasão de sistemas contábeis.

No que podemos te ajudar?

Tem interesse em se manter livre de invasão de sistemas contábeis? Ou ainda tem dúvidas se suas aplicações de segurança estão atualizadas? A Ravel oferece soluções completas para minimizar os riscos relacionados ao seu negócio, sempre maximizando o retorno sobre os investimentos. Entre em contato com nossos especialistas para mais informações!