Hoje, você sabe tudo o que acontece com as suas informações dentro e fora da empresa?

Você sabe como fazer o monitoramento de arquivos? Neste artigo explicaremos como se prevenir contra vazamento de dados.

Atualmente, um dos principais desafios enfrentados pelas empresas é, sem dúvidas, os problemas com segurança. A cada dia, novos sistemas, aplicativos e ferramentas são lançados, e fica mais difícil manter um controle do que é acessado na rede ou o que é conectado nos computadores. Naturalmente a prevenção é o melhor caminho.

Qual é a importância da segurança de dados?

Garantir que todos os dados estejam seguros é de grande importância. Projetos e ideias internas precisam ser preservadas e acessadas somente pelos responsáveis autorizados. Dessa forma, evita-se que haja desvio das informações ou, até mesmo, que os demais usuários não autorizados saibam de informações confidenciais.

Outro ponto é a preservação da identidade de funcionários, clientes e parceiros. Este ponto terá um impacto expressivo com a entrada em vigor da LGPD no ano que vem. Neste artigo, veja mais informações sobre a LGPD.

Quais os impactos do vazamento de dados?

Após o vazamento e a exposição das informações, vários impactos podem ser analisados.

O vazamento de dados terá um impacto negativo para a imagem da empresa. A credibilidade e a reputação dela serão afetadas pelo fato ocorrido, principalmente se outras empresas ou pessoas forem prejudicadas.

A percepção que passará será de descuido com a segurança digital da empresa. Outros pontos que também podem ser afetados com o vazamento de dados são relativos à necessidade de alteração de estratégias, caso este tipo de informação esteja exposta, como também riscos financeiros, no caso de dados bancários serem utilizados.

Como é possível proteger sua empresa?

Para manter a segurança dos dados, é preciso fazer um monitoramento frequente de todos os computadores e dispositivos USB. Os dispositivos móveis não ficam de fora, já que a incidência e o risco de roubo de informações são ainda maiores nesses dispositivos.

Pen drives, cartões de memória, smartphones, tablets, ipads, são apenas alguns dos dispositivos que todos os dias são conectados nos computadores de sua empresa, deixando seus dados vulneráveis e prontos para serem expostos.

Além disso, invista em ajuda de especialistas que tenham domínio do tema e que sejam capacitados para proteger seus dados. Atualmente, há a possibilidade de gerenciar cada dispositivo na rede e para cada equipamento definir uma política de acesso e controle, gerando relatórios das ações e riscos identificados, assim fica mais fácil monitorar e saber exatamente qual setor da empresa está mais vulnerável.

Outro ponto importante é ter licenças regularizadas. Isto é importante para manter os programas atualizados, evitando que brechas de segurança sejam exploradas.

Veja mais sobre regularização de software aqui. A Ravel Tecnologia possui soluções e profissionais qualificados para armazenar e organizar as informações em sua empresa. Entre em contato para mais informações!