O Brasil tem atualmente mais de 500 mil influenciadores digitais, segundo a multinacional de informação, dados e pesquisa Nielsen. O país tem, segundo dados deste ano de 2022, cerca de 374 mil dentistas formados e 455 mil engenheiros civis.

O contingente de influenciadores empata com o número de médicos, que chega a 502 mil. A maioria dos influenciadores é composta por pessoas comuns que usam redes sociais como Instagram, YouTube e TikTok para expressar ideias e vender produtos para milhares ou milhões de seguidores.

O usuário que tem ao menos 10 mil seguidores, e faz algum tipo de publicidade, já se enquadra nesse espectro, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

Atualmente, o mercado de influenciadores digitais conta com mais 500 mil participantes apenas no Brasil, segundo a empresa de informação, dados e mediação germânico-americana Nielsen Media Research.

O que mais impressiona neste número é sem dúvida sua expressividade. O que está por trás de tantos brasileiros que acreditam ser o digital a nova fonte de oportunidade?

Ilusão? Realmente oportunidade? Bem, neste artigo, aprofundaremos este tema partindo de alguns pressupostos para nossa análise.

Venha conosco para juntos refletirmos sobre este universo digital e sua influência direta na vida das pessoas.

NOSSAS NECESSIDADES PRECISAM ESTAR ATENDIDAS PARA QUE AS REDES SOCIAIS FAÇAM SENTIDO

Alguns anos atrás tive contato com a teoria das cinco peles de Hundertwasser, que basicamente consiste na forma em que o homem se identifica e identifica o meio onde vive em cinco camadas de compreensão:

(1). A sua epiderme natural, (2). O seu vestuário, (3). A sua casa (4). O meio ambiente onde vive e, a última, (5). A pele planetária ou crosta terrestre onde todos vivemos.

Porém essa teoria foi baseada a quase cem anos atrás em 1928, onde nossa sociedade vivia em uma organização social totalmente diferente da contemporânea, e hoje, temos um elemento que tem moldado e influenciado totalmente nossas relações e percepções sobre o mundo em que vivemos: as redes sociais.

Usadas pela maioria das pessoas, algumas usam de forma totalmente inconsciente ou sem qualquer tipo de controle, e outras usam com um certo receio e um tom duro com críticas sobre o meio digital social e sobre quem as usa.

Quem nunca ouviu comentários do tipo que postagens em redes sociais são “só para agradar o ego”, “se amostrar”, ou “vender uma felicidade falsa”. Porém, psicologicamente falando essas ferramentas sociais fazem mais parte da nossa natureza humana do que podemos imaginar.

O artista Hundertwasser, nascido em Viena, Áustria, em 1928, desenvolveu sua obra voltada, em grande parte, para as questões ambientais, expostas tanto em seus quadros quanto em conferências, maquetes e realizações na área da arquitetura.

O homem, na sua opinião, tem cinco peles: a sua epiderme natural, o seu vestuário, a sua casa, o meio ambiente onde vive e, a última, a pele planetária ou crosta terrestre onde todos vivemos:

Nessa organização, o homem busca suas necessidades de acordo com a expansão de cada pele, por exemplo, a necessidade inicial do homem que ele irá buscar é o “Eu” (homem natural, com as necessidades básicas), e na sequência irá progredir em cada nível aumentando e expandindo suas identificações e relações na medida em que alcança cada nível.

AUTO- REALIZAÇÃO NO TOPO DAS NOSSAS SATISFAÇÕES PESSOAIS

Essa teoria de construção social do homem de Hundertwasser é bem mais antiga do que uma outra teoria bem famosa em administração e em psicologia chamada “Hierarquia de necessidades de Maslow”, também conhecida como pirâmide de Maslow, divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto:

Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

* necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;

* necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

* necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

* necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

* necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser:

“What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!” (Tradução: “O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza). É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade “… temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais”.

Repare que Maslow também propôs cinco camadas, e como tanto em Hundertwasser como na hierarquia de Maslow, as divisões ou níveis de separação hierárquica, tem semelhanças e itens idênticos.

A última camada da pirâmide de Maslow talvez seja a mais destoante a primeira vista em relação as cinco peles de Hundertwasser, porém temos em ambos os casos, o último nível (ou o topo) com uma ideia de natureza, ou ligação com a natureza, a verdadeira natureza do ser, o ser natural, etc.

Até aqui, vemos que o homem tem de certa forma uma hierarquia de necessidades e desejos, que serão buscados naturalmente por toda a vida, seja consciente disso, ou seja inconsciente, já que faz parte da psique e da construção do intelecto humano.

De toda forma, aceitando os argumentos acima, como se dará essa busca, essa percepção?

Nós como seres humanos, temos características únicas de construção social, podemos usar nossas ferramentas no dia a dia, mas até aí, até os macacos usam ferramentas, sendo o fator que nos difere, o símbolo e a interação social que faremos em cima disso.

E aqui nesse momento que as Redes Sociais, se mostram muito além de simples sites ou aplicativos, e passam a ser vistas como uma extensão da nossa psique agindo para atingir e atender nossas necessidades.

AS REDES SOCIAIS E A ILUSÃO DA SATISFAÇÃO

Ao analisarmos na linha das reflexões das teorias expostas, e com o advento das redes sociais um enorme salto da capacidade de promoção da dita satisfação das pessoas.

As redes sociais funcionam como um enorme motor de estímulo do nosso cérebro, em especial no sistema de recompensa, aquele que gera prazer por algo que fazemos e pelo qual gostamos.

Lembra aquela satisfação gostosa de comer um chocolate ou tomar uma bela cerveja IPA? Pois bem esta sensação é seu cérebro em ação.

A questão é que não existe palco para tanto EGO ao mesmo tempo e os mais de meio milhão de influenciadores precisam de muita audiência para terem seus estímulos reconhecidos.

Por mais que seja acessível e até por isso as redes sociais são este universo imenso de frustração, afinal podemos acessá-las vendendo nossas imagens e dados gratuitamente quase que o tempo todo se assim desejarmos.

Elas ao mesmo tempo que estão disponíveis nos aprisionam. Vivemos a tal liberdade em que a maior prisão acaba sendo nossa própria liberdade.

Caminhando para uma resposta objetiva, seria bem melhor que tivéssemos cinco milhões de engenheiros, médicos, contadores, psicólogos do que os 500 milhões de influenciadores.

Ao final, com tanta frustração no ar, o que irá ficar cheiro mesmo são os consultórios de psiquiatras, psicólogos e psicanalistas.

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