Recentemente assistimos a mais um lançamento da Apple. Vamos a mais um Iphone o modelo lançado é o 14. Interessante percebermos que já estamos na linha 14 sendo que cada uma das famílias de celulares da Apple tem submodelos.
O lançamento logo virou meme nas redes sociais uma vez que ele foi muito criticado por ser muito parecido com seu anterior o 13. Pequenos ajustes no design, mais processador, mais bateria e as promessas de sempre.
A Samsung vai além seu último lançamento é o Galaxy S22. Concorrente direto da Apple disputa o mercado, mas com valores finais mais acessíveis que de seu concorrente.
Mais calma. Agora quem está alardeando para o mercado que também irá entrar no jogo é a Tesla. Isso mesmo que você leu.
A promessa é que além do 5G ele se conecte com a internet da Tesla via satélite, converse com os carros e tenha ferramentas únicas.
Pode até parecer pouco, mas não é. A entrada da Tesla neste mercado pode mesmo movimentá-lo e trazer uma nova revolução para ele.
Antes de realmente refletir contigo sobre o que temos a ver com esta guerra e como ela pode beneficiar eu e você vamos a uma breve volta no tempo.
OS PROCESSADORES E A REVOLUÇÃO NOS SMART PHONES
Antes deles, simplesmente seria impossível imaginar um equipamento como o que estamos lendo este artigo neste momento em nossas mãos.
Saiba que por mais que você ache seu celular lento, ele é mais de 20x mais rápido do que os mais modernos desktops dos anos 90.
Está evolução tem nome. Ela se chama poder de processamento. Os processadores são recentes na história da evolução tecnológica.
Em 1945, a ideia de uma unidade central de processamento capaz de executar diversas tarefas foi publicada por John Von Neumann. Chamado de EDVAC, o projeto desse computador foi finalizado em 1949. Essa é a origem dos primeiros modelos “primitivos” de processadores da forma como os conhecemos.
O primeiro deles nasceu em 15 de novembro de 1971 com a Intel. Ela lançaria seu primeiro microprocessador, o Intel 4004. O Intel 4004 (i4004), seria uma CPU de 4 bits. Este foi o primeiro microprocessador em um único chip, bem como o primeiro disponível comercialmente.
Mas se os processadores abriram novas portas para o desenvolvimento de equipamentos em todos os setores ele propiciaram no mundo da tecnologia o surgimento do que conhecemos hoje como sistemas operacionais.
O dois mais famosos são justamente o Windows e o Android. Com o surgimento dos sistemas que fundamentaram as bases desta indústria criamos o seria o início dos smart phones.
Para eles a questão do processamento é fundamental. E hoje quase que a maioria dos celulares tem processadora mais velozes que seu computador de mesa.
Para você ter ideia, o processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 dominou o ranking de celulares Android mais potentes do mundo. No resultado de julho de 2022 este chip da Qualcomm se destaca por seu desempenho e por trabalhar de forma nativa com inteligência artificial.
NA PALMA DA MÃO LITERALMENTE TEMOS O MUNDO
Marco Polo, embora não tenha sido o primeiro europeu a chegar a China, foi o que mais ficou famoso por suas viagens ao Oriente. Isso porque registrou suas aventuras no livro As Viagens de Marco Polo que descreve as maravilhas do país e serviu como inspiração e ponto de partida para outros viajantes, tinha uma frase celebre.
Dizia ele: “Com coragem, o mundo cabe em nossas mãos”. Bem ele tinha mesmo razão, afinal hoje com nossos celulares podemos pesquisar de bibliotecas no mundo todo a lugares que provavelmente jamais iremos fisicamente.
Podemos monitorar nossos investimentos a procriação de animais em extinção. Sem falar do mundo das redes sociais que com eles transformaram nossas vidas.
Com certeza tendo racionalidade no uso e não se tornando refém deles, nossos queridos smart phones são sem dúvida uma das invenções mais utilizadas pelo homem moderno.
Imaginar que em uma parte distante da África uma criança de 10 anos está com um celular que tem mais informação do que a biblioteca barsa é algo impensável mesmo para os mais otimistas.
MAS E A TESLA A ONDE ENTRA NISSO?
Elon Reeve Musk é um empreendedor e filantropo sul-africano-canadense, naturalizado norte-americano. Ele é o fundador, diretor executivo e diretor técnico da SpaceX; CEO da Tesla, Inc.; vice-presidente da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink; Co-Fundador e presidente da SolarCity.
Este empreendedor serial é o responsável pela última tormenta no mundo dos smart phones. A entrada da Tesla como anunciada neste mercado pode trazer novos atores e transformar ainda mais o que temos hoje de acesso a informação.
Apenas para dimensionar o que está por vir, quando a Tesla começou a fazer seus carros elétricos, ela reduziu o valor de desenvolvimento e o valor final dos seus automóveis em mais de 10x.
Com o pioneirismo em veículos elétricos, a marca norte-americana almeja revolucionar o mercado automobilístico mundial trazendo tecnologia espacial e acesso ao futuro da mobilidade. No segundo trimestre de 2021, entregou mais 200 mil veículos, sendo um recorde de fabricação.
Além deste ponto, a Tesla trouxe uma inovação importante na maneira de vender seus veículos. Se afastando da tradicional maneira de venda de automóveis e se aproximando muito mais da maneira de um produtor de produtos eletrônicos, a empresa decidiu vender seus veículos através de vendas diretas.
O anúncio da entrada da Tesla no mercado de smart phones lança luzes sobre uma questão essencial. Estes equipamentos poderiam ser até 5x mais baratos se não fosse o valor das marcas e não seu custo operacional para fazer os equipamentos.
A margem de lucro destas companhias é exorbitante. Apenas a Apple tem em caixa hoje mais de 200 bilhões de dólares. Mais dinheiro que o tesouro americano.
Imagine quantos mais habitantes poderiam ter celulares com algo poder de processamento se os valores para os adquirir fosse menor?
Assim como em outros segmentos que entrou a Tesla levou a eles uma redução gigantesca nos valores dos concorrentes.
Podemos estar assistindo a uma nova onda de transformações e eu quero estar acompanhando de perto. E você, teria um celular da Tesla?
Gostou do conteúdo? Comente, compartilhe e deixe aqui seu comentário. Forte abraço e nos vemos no próximo artigo.