Exchange Online é um serviço de e-mail profissional que fica hospedado na nuvem da Microsoft, que permite que o e-mail seja acessado de qualquer lugar (computador, celular e até mesmo tablet) e que o seu conteúdo seja sincronizado entre vários dispositivos, além de ajudar na organização de reuniões, contatos, tarefas e na segurança das mensagens que são enviadas e recebidas.
A utilização dos e-mails Exchange Online fornece vários benefícios para a sua empresa e, os principais, são:
Acesso aos e-mails em qualquer lugar: Com o Exchange Online você pode acessar seu e-mail e calendário de qualquer lugar, seja pelo Outlook no computador, navegador web ou aplicativos móveis;
Disponibilidade: A Microsoft garante uma disponibilidade de 99,9% para o serviço de e-mail, assegurando que você não fique sem acesso as suas mensagens de e-mail devido indisponibilidades no serviço;
Segurança: A Microsoft possui um sistema de proteção de e-mails que bloqueia mensagens suspeitas, para evitar golpes e ajudar a proteger sua empresa contra ameaças digitais;
Retenção para recuperação de e-mails: O Exchange Online utiliza políticas de retenção que geram cópias de mensagens e permite a recuperação de e-mails deletados;

A licença para uso do Microsoft Exchange Online pode ser adquirida por meio das suítes do Microsoft 365 (Business Basic, Business Standard, entre outras) ou individualmente, onde se adquire somente a licença para uso de e-mails. Existem duas opções de licenciamento: a Exchange Online Plan 1 e a Exchange Online Plan 2 e, abaixo, vamos explicar as principais diferenças entre essas licenças para te orientar na melhor escolha para a sua empresa:
Exchange Online Plan 1
É o plano mais básico de armazenamento e possui os seguintes benefícios:
- Armazenamento: Cada usuário dispõe de 50 GB para a caixa de correio.
- Tamanho Máximo de Mensagem: Suporta mensagens de até 150 MB.
- Caixa de Entrada Prioritária: A caixa de entrada é dividida em duas abas: “Prioritário” para e-mails importantes e “Outros” para o restante.
- Suporte ao Outlook: Os usuários podem conectar versões compatíveis do Outlook ao Exchange Online, permitindo o uso do aplicativo cliente completo.
- Acesso via Web: O Outlook na Web oferece uma experiência premium baseada em navegador, semelhante ao cliente Outlook completo.
- Aplicativo Outlook: Disponível para iOS e Android, aumentando a produtividade em dispositivos móveis.
- Colaboração em Documentos: Anexos podem ser salvos diretamente no OneDrive for Business com um clique, permitindo o compartilhamento de links diretamente do Outlook na Web.
- Calendário e Contatos Compartilhados: Comparação de calendários para agendamento de reuniões e acesso a recursos colaborativos, incluindo calendários compartilhados, grupos e lista de endereços global.
Exchange Online Plan 2
É o plano mais completo de armazenamento, possuindo todos os recursos do Plan 1, além dos recursos abaixo:
- Armazenamento: Cada usuário dispõe de 100 GB para a caixa de correio.
- Recursos de Arquivamento: Inclui Arquivamento In-loco e retenção por litígio, permitindo reter e recuperar e-mails mesmo após exclusão pelo usuário.
- Prevenção contra Perda de Dados (DLP): Inclui políticas de DLP que ajudam a evitar o envio de informações sensíveis fora da organização.
- Correio de Voz Unificado: Suporte ao correio de voz unificado com a funcionalidade de transcrição de mensagens.
O Microsoft Exchange é essencial para empresas que buscam uma solução de e-mail profissional, segura e eficiente, com diferentes planos disponíveis e possibilitando a escolha da opção que melhor se adequa às necessidades da sua organização.
Microsoft 365 | Soluções em Nuvem | Ravel Tecnologia
Espero que este artigo tenha esclarecido as principais diferenças entre os dois planos de licença, mas caso ainda tenha ficado com dúvidas em relação a diferença delas e na melhor escolha para a sua empresa, basta nos acionar a partir do e-mail relacionamento@ravel.com.br que será um prazer te ajudar.