Muitos empresários olham sua área de tecnologia ou os investimentos em tecnologia como um custo que quase sempre está em elevação dentro das suas empresas. Investir sem entender o que deve ser esperado com este investimento não faz sentido. Sobre isso, veja alguns dos pontos que podem ajudar você a mensurar como a tecnologia pode agir na redução de custos.
A TECNOLOGIA COMO REDUÇÃO DE CUSTOS
A tecnologia pode desempenhar um papel importante na redução de custos de uma empresa de várias maneiras. Aqui estão alguns exemplos de como isso pode ocorrer.
Uma automação de processos, pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e demoradas, permitindo que sejam executadas de forma mais eficiente e com menos recursos. Isso pode levar a uma redução nos custos de mão de obra e aumentar a produtividade.
Quando o assunto é armazenamento e gerenciamento de dados, a utilização de sistemas específicos ou o estudo de novos fornecedores baseados em nuvem podem influenciar na redução de custos associados ao armazenamento físico de documentos e arquivos. Além disso, a organização eficiente de dados pode melhorar a tomada de decisões e otimizar o uso dos recursos da empresa.
REDUÇÃO DE CUSTOS ADEPTO A EFICIÊNCIA
Com uma melhor comunicação e colaboração dos colaboradores da empresa, você poderá facilitar a comunicação e a colaboração entre os funcionários, permitindo que eles trabalhem de forma mais eficiente, independentemente da localização geográfica. Isso pode reduzir os custos de viagens e deslocamentos, bem como melhorar a velocidade e a qualidade do trabalho em equipe.
Um exemplo que gosto de dar é o que acontece no marketing e na publicidade digital. A publicidade tradicional pode ser cara e ter alcance limitado. No entanto, a tecnologia permite o uso de estratégias de marketing digital, como anúncios online, mídias sociais e otimização de mecanismos de pesquisa, que podem ser mais eficazes e menos dispendiosas.
Mas com a tecnologia você pode reduzir custos também na gestão de estoque e cadeia de suprimentos. Nestes setores, a tecnologia pode ser usada para rastrear e gerenciar o estoque de forma mais eficiente, evitando excesso de estoque ou falta de produtos. Além disso, sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos podem melhorar a eficiência na aquisição de matéria-prima e reduzir os custos associados a atrasos ou erros na cadeia de fornecimento.
No atendimento ao cliente, investimentos certos em tecnologia podem ser usados para melhorar o atendimento ao cliente, como chatbots e sistemas de atendimento automatizados, que podem fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, reduzindo a necessidade de contratar pessoal adicional para essa função.
Veja que os exemplos são diversos e não se restringem ao departamento de tecnologia como fim deles mesmos. Claro que uma gestão eficiente destes recursos, até a dimensão de novos equipamentos para os colaboradores passam a ser alvo de estudos sobre o que desejamos com estes novos equipamentos e as entregas dos colaboradores com eles. Mas o universo de redução com uma boa gestão da tecnologia não para por aqui.
TELETRABALHO, GESTÃO DE ENERGIA E MAIS REDUÇÕES À VISTA
Com a implementação do teletrabalho com ferramentas de videoconferência e colaboração online, é possível permitir que os funcionários trabalhem remotamente. Isso pode reduzir custos relacionados a aluguel de escritórios, despesas de viagem e despesas operacionais.
Ao adotarmos práticas de energia inteligente, utilizamos dispositivos e sistemas inteligentes para monitorar e controlar o uso de energia pode ajudar a identificar oportunidades de economia e reduzir os custos com eletricidade, água e outros recursos. Cabe uma boa análise dos sistemas de redundância de energia da sua empresa neste ponto.
Um bom sistema de gestão empresarial, reduz processos e pode integrar e automatizar várias funções e processos, como finanças, recursos humanos, estoque e produção. Isso pode melhorar a eficiência e reduzir custos operacionais.
Com uma nova prática de impressão e armazenamento digital, sua equipe irá reduzir o uso de papel através da digitalização de documentos e da adoção de práticas de armazenamento digital, isso pode economizar custos com suprimentos de escritório, espaço de armazenamento físico e manutenção de impressoras.
Uma boa manutenção preditiva, pode utilizar sensores e análise de dados para monitorar equipamentos e prever falhas pode permitir uma manutenção mais eficiente e evitar paradas inesperadas de produção, reduzindo custos de reparo e substituição.
É importante ressaltar que a implementação de boa parte destes exemplos que apresentei, requer um suporte a sua área de tecnologia que compreenda suas necessidades e tenha conhecimento para sugerir a você.
Minha sugestão? Marque um momento conosco e vamos compreender a sua necessidade e construir a melhor solução.
Forte abraço e até o próximo conteúdo.
Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel