Recentemente, a Microsoft anunciou que a ferramenta Stream Clássico, responsável por realizar a gestão de vídeos no Microsoft 365, passaria por uma migração. Pensando no entendimento deste processo, traremos neste artigo como funcionará a partir de agora e o que mudará no acesso do usuário final.

Caso você use a ferramenta de vídeos Stream Clássico, esse conteúdo é para você. A Microsoft já lançou em seus portais que, a partir do dia 30 de julho de 2024, o Stream Clássico será totalmente desativado, e os administradores e usuários já não conseguirão ter acesso. Qualquer conteúdo que não for migrado até esta data será permanentemente eliminado.

 A ferramenta que substituirá o Microsoft Stream Clássico é o Stream (SharePoint). Essa nova versão será integrada ao OneDrive e ao SharePoint e vai oferecer ao usuário uma experiência de vídeo muito mais robusta e nativa dentro do Microsoft 365. Essa transição para o Stream no SharePoint permitirá que os usuários carreguem vídeos diretamente no Teams, Viva Engage ou OneDrive.              

Para ajudar nesse processo, a Microsoft desenvolveu uma ferramenta de migração que apoiará os administradores do 365 a transferirem todo o conteúdo da versão clássica para essa nova versão no SharePoint, garantindo assim a preservação desses conteúdos.

Fim do Microsoft Stream Clássico

Outro ponto muito importante, que também é outro elo nessa migração, é a segurança. O Stream no SharePoint oferece análises mais detalhadas e conformidade para ajudar no gerenciamento e gestão de conteúdo dentro do 365.

Além de ter uma plataforma amplamente integrada, o novo Stream terá a funcionalidade de transcrição de vídeo ainda mais aprimorada, onde os usuários poderão gerar transcrições e legendas fechadas para o idioma que está sendo falado em um vídeo no Teams, SharePoint ou OneDrive. Outra função que pode ser bastante utilizada é de adicionar capítulos manualmente aos vídeos, onde os usuários poderão pular para a parte de seu interesse.

Com todos os novos recursos que foram lançados e o aprimoramento dos já existentes, o Stream trará ainda facilidade na colaboração e interação entre as equipes. Caso você tenha algum conteúdo que precisa ser migrado e deseja entender melhor este processo, você pode estar nos contatando através do e-mail relacionamento@ravel.com.br; será um prazer te ajudar.

Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel