Um usuário licenciado do Microsoft 365, tem permissão para criar grupos dentro do Teams, para que possa começar a colaborar imediatamente, sem exigir assistência da TI.  Mas isso pode trazer consequências, como a criação fora do padrão da organização, ou até mesmo com a inclusão ou compartilhamento indevido, também ocasionando uma descentralização das informações e arquivos, gerando uma grande bagunça e dificuldade de gerenciamento. Veja então como gerenciar a criação de equipes no Teams.

Para essa situação, podemos criar um grupo de segurança onde somente os membros terão permissão para a criação.

No painel de administração expanda a guia Teams e grupos e clique em Equipes ativas e grupos, depois clique em Segurança e Adicionar um grupo.

gerenciar a criação de equipes no Teams

Em Tipo de grupo, marque Segurança e clique em Avançar

gerenciar a criação de equipes no Teams segurança

Defina um Nome e uma breve Descrição e clique em Avançar

Lembre-se do nome do grupo! Você precisará disso posteriormente.

gerenciar a criação de equipes no Teams grupo

Conclua a configuração do grupo, adicionando pessoas ou outros grupos que você deseja que possam criar grupos como membros (não proprietários).

Agora vamos precisar executar alguns comandos em PowerShell

Para isso é necessário usar o AzureADPreview

Caso não tenha, basta executar o seguinte comando:

Install-module AzureADPreview

Caso já tenha, execute Update-Module AzureADPreview para ter certeza de que esta é a versão mais recente deste módulo.

Abra um Bloco de Notas, copie o script abaixo e salve com a extensão .ps1

$GroupName = ” GroupCreators” (Nome do grupo criado anteriormente)

$AllowGroupCreation = $False

Connect-AzureAD

$settingsObjectID = (Get-AzureADDirectorySetting | Where-object -Property Displayname -Value “Group.Unified” -EQ).id

if(!$settingsObjectID)

{

    $template = Get-AzureADDirectorySettingTemplate | Where-object {$_.displayname -eq “group.unified”}

    $settingsCopy = $template.CreateDirectorySetting()

    New-AzureADDirectorySetting -DirectorySetting $settingsCopy

    $settingsObjectID = (Get-AzureADDirectorySetting | Where-object -Property Displayname -Value “Group.Unified” -EQ).id

}

$settingsCopy = Get-AzureADDirectorySetting -Id $settingsObjectID

$settingsCopy[“EnableGroupCreation”] = $AllowGroupCreation

if($GroupName)

{

  $settingsCopy[“GroupCreationAllowedGroupId”] = (Get-AzureADGroup -SearchString $GroupName).objectid

} else {

$settingsCopy[“GroupCreationAllowedGroupId”] = $GroupName

}

Set-AzureADDirectorySetting -Id $settingsObjectID -DirectorySetting $settingsCopy

(Get-AzureADDirectorySetting -Id $settingsObjectID).Values

Se você quiser desativar a restrição de criação de grupo e permitir novamente que todos os usuários criem grupos, defina $GroupName como “” e $AllowGroupCreation como “True” e execute novamente o script.

Na janela do PowerShell, navegue até o local em que você salvou o arquivo e execute o script digitando:

.\nome_do_arquivo.ps1

e entre com a conta de administrador quando solicitado.

Você viu como gerenciar a criação de equipes no Teams.

Para mais dicas sobre o Teams, acesse: Dicas sobre o Teams – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia