O Microsoft Graph é a porta de entrada para dados e inteligência no Microsoft 365. Ele traz um modelo de programação unificado, onde é possível acessar uma enorme quantidade de dados. Neste artigo traremos um overview sobre o Microsoft Graph, e como essa ótima ferramenta pode ser explorada.

O Graph é uma ferramenta que possibilita aos desenvolvedores acessarem e manipularem dados do 365. Neste sentido, existem componentes que facilitam o fluxo e o acesso fácil as principais informações. Um desses componentes, é a API do Graph, que fornece um endpoint único, para que os usuários possam acessar dados centrados nas pessoas e na coleta de informações na nuvem da Microsoft.

Microsoft 365 | Soluções em Nuvem | Ravel Tecnologia

O Microsoft Graph pode ser usado de várias formas, uma delas é a criação de soluções personalizadas aproveitando os dados e serviços nas APIs da Microsoft. Por exemplo, é possível usar a API do Graph para acesso a dados de calendário, e-mails, contatos, entre outras informações.

Uma das formas que também é bastante utilizada, é o acesso e manipulação através do PowerShell, administradores de TI que desejam realizar automações de tarefas ou validação de informações como, licenças de usuários, atualizações de tenants, entre outros, podem estar realizando a instalação do módulo, para que tenham acesso a estes dados. Abaixo temos um exemplo de como pode ser feita a instalação do módulo do Graph:

Microsoft Graph

Outro exemplo de uso é a integração de aplicativos, o Graph permite que aplicativos sejam integrados com serviços da Microsoft, com isso, você consegue registrar o seu aplicativo, e assim compartilhar informações, como acesso ao calendário, contatos, entre outros.

Uma observação muito importante, para ter acesso ao Microsoft Graph, você não precisa ter uma licença específica. Porém, para que uma aplicação tenha acesso aos dados, o administrador deve conceder as permissões necessárias. O Microsoft Graph é uma ferramenta poderosa que permite aos desenvolvedores e administradores de TI uma integração perfeita entre os serviços e recursos da Microsoft. Ele possibilita o acesso a uma riqueza de dados, facilitando a criação de soluções produtivas para o ambiente.

Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel