Gostaria de fazer o backup do seu certificado ou deseja instalar o mesmo em outro computador? Nós mostraremos como se faz este procedimento. É bem simples:

  • Clique no botão iniciar do Windows e digite executar. Você também pode acessar através do atalho no seu teclado: basta apertar simultaneamente tecla de logotipo do Windows+R:
backup certificado digital a1
  • Em seguida você irá abrir o Gerenciador de Certificados. Aqui você clique na pasta Pessoal, e depois em Certificados, na janela ao lado irá aparecer todos os certificados digitais instalados em seu computador. Selecione o certificado que você deseja, clique com o botão direito do mouse, vá em Todas as tarefas e depois clique em Exportar:
  • Em seguida irá abrir Assistente para Exportação de Certificados, clique em Avançar. Na janela seguinte marque a Opção “Sim, exportar a chave privada”. É importante essa opção estar habilitada, caso contrário, não será possível fazer a instalação do certificado posteriormente:
  • Em seguida, clique em Avançar e irá aparecer o campo para definir a senha. Ficará a seu critério definir a senha que desejar. Lembre-se de guardar essa senha, pois será solicitado para uma futura instalação. Obs: O layout abaixo pode variar dependendo da versão do Windows, mas o procedimento é o mesmo:
  • Após clicar em Avançar, escolha o local onde irá salvar o arquivo:
  • Após salvar o arquivo, o backup estará feito, além disso, você poderá instalar em outras máquinas. Basta clicar em Concluir.

E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.