No Brasil, 22% das pequenas empresas atingidas por ransomware têm de fechar as portas por impossibilidade de realizar sua rotina de trabalho devido a um ataque hacker. Proteja sua empresa!
Isso pode acontecer por interrupção do sistema, perda de informações, vazamento de dados, entre outros fatores. Infelizmente notícias como essas estão cada vez mais frequentes.
Segundo o Gartner, em 2025, pelo menos 75% das organizações de TI enfrentarão um ou mais ataques cibernéticos.
Os hackers buscam os mais diversos tipos de informação, como dados de clientes e funcionários, registros de transações, etc. Estes crimes são realizados de diversas maneiras, a mais frequente é o ransomware
Tomar algumas ações como medidas de prevenção podem apoiá-los, elevando o nível de maturidade tecnológica proporcionando maior nível de segurança para sua empresa.
Como se proteger?
Abaixo vou listar alguns pilares importantes para dar início a essa grande Guerra contra os invasores.
Backup Online – é imprescindível que a empresa tenha uma rotina de cópia segura dos dados fora da empresa, sendo executada automaticamente os níveis altos de criptografia e segurança de acesso.
Firewall – Solução que eleva o nível de segurança e proteção para sua empresa, fornecendo os recursos necessários para que você tenha segurança e aumente a produtividade, além de controlar e monitorar tentativas de acesso à sua estrutura.
Plano de recuperação de desastres (Disaster Recovery Plan – DPR) é um conjunto de planos, ações, acordos e estratégias pré-planejadas para responder e recuperar situações adversas de crises ou desastres envolvendo as tecnologias críticas que suportam a operação da sua empresa. Lembrando que Disaster Recovery Plan não é um procedimento ou uma simples documentação para ser utilizada no momento da crise ou desastre, trata-se de uma adequação, transformação e alinhamento das equipes de TI, parceiros, fornecedores, acordos e estratégias de TI bem definidas antecipadamente.
Gestão e controle de acesso – Previne contra acessos não autorizados aos sistemas e dados da sua empresa, inibindo o abuso de privilégios em acessos. Lembrando que este mapeamento e gestão não dependente apenas do time de tecnologia, mas sim com o apoio de recursos humanos e demais áreas de negócio da empresa.
Conscientização e Treinamento aos colaboradores: Criar um programa de conscientização e treinamentos periódicos relativos à proteção e privacidade de dados aos colaboradores. Este é um importante para implementar, pois, os colaboradores precisam entender que são importantes e responsáveis pela segurança da empresa, investir apenas em ferramentas de segurança não garantem total segurança para a empresa.
Avançar nos pilares citados acima iniciará uma grande jornada em segurança da informação na sua empresa, elevando o nível de maturidade e segurança tecnológica, minimizando os grandes riscos existentes. Proteja sua empresa!