Como é bom viver vinte e cinco anos! Eles não passam em um piscar de olhos. Em uma vida, vinte cinco anos nos tornamos adultos.

São vinte e cinco anos de muita vida vivida. Mas como não é possível relatar tudo que vivemos neste período, preparei um compêndio separando por anos nossa jornada neste mundo incrível da tecnologia.

Tenho orgulho de poder escrever este artigo justamente da empresa que criamos a vinte cinco anos atrás literalmente cortando mato quando o tema era tecnologia.

Nem o nome tecnologia era muito conhecido. Se dizia informática, e coisas como disquetes, computadores de mesa muito pesados e hard disks internos de não mais de 80 Megabytes eram itens comuns.

As telas com tubos pesados de vidro e com pouca resolução também eram monstrengos que tomavam muito espaço nas mesas, mas começavam a ter seu espaço em nossa vida.

Os clientes mal sabiam o que fazer com os computadores. Apesar de começarem a se tornarem populares, eram muito pouco usados.

Redes sociais não existiam e a internet era 1% do que é hoje. A internet para poder ser conectada usava a rede de telefone local com um barulho horrível que saia através de seu modem O resultado era uma lentidão que achávamos a maior velocidade do planeta.

Nos quando visitávamos nossos clientes éramos recebidos como heróis. Quantas vezes ao chegar em um cliente éramos aclamados como salvadores. Muito mais do que resolver problemas técnicos, tínhamos o domínio de um conhecimento que naquele tempo não era acessível como hoje.

Os primeiros colaboradores da Ravel foram, assim como nós, entusiastas, bandeirantes e corajosos. Muitos, começavam como ajudantes ou auxiliares e aprendiam tudo conosco.

Deste tempo, alguns dos que começaram nos primeiros cinco a dez anos estão conosco até hoje. Sobre eles falo um pouco mais adiante.

Mesmo neste começo em que éramos muito poucos, já deixo meu agradecimento a todos que estiveram conosco em algum momento da sua vida.

Deste começo, muita coisa aconteceu. Este artigo é um fragmento da história que tenho orgulho de dizer que faço parte. Venho comigo nesta jornada!

ATÉ OS CINCO ANOS DE IDADE, TENTÁVAMOS ENTENDER COMO GERAR VALOR A NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES

Começo sempre é desafiador. Não fizemos curso para empreender. Neste começo da Ravel, fazíamos de tudo em tecnologia. Consertávamos tudo que pudesse ser consertado, afinal esse sempre foi um dos pontos fortes da Ravel.

Nossa formação em eletrônica trazia este diferencial ao mercado.  Como eram itens caros, tudo tinha manutenção e nos expertise para isso.

No ABC fomos referência, atendendo por muitos anos mais de cem empresas de tecnologia que enviavam equipamentos para a Ravel.

Mesmo com dificuldade em crescer no corpo técnico, buscamos cada vez mais e mais clientes fazendo porta a porta que acabou se tornando uma das nossas marcas.

Nosso comercial utilizava sua rede de contatos pessoal e profissional dentro das empresas que conquistávamos para ampliar nosso networking. A vida pessoal se tocava fortemente com a vida profissional sempre falávamos do que fazíamos, esse primeiro passo em tempos sem marketing digital foi essencial para superarmos os desafios da economia.

O vale da morte dos primeiros anos de uma empresa começou a ser vencido.

NOS DEZ PRIMEIROS ANOS DE IDADE, CONSTRUÍMOS OS PILARES PARA UMA LONGA JORNADA

Gosto de lembrar destes anos como os anos da transformação do nosso modelo de negócios. Ele acabou sendo mudado muitas vezes ao longo dos vinte e cinco anos.

Até vejo hoje que a cada cinco anos uma grande mudança aconteceu. Vimos, por exemplo, o mercado de impressão crescer muito e depois mudar completamente.

Percebemos que nossos clientes estavam cada vez mais conectados com a tecnologia. Atender quando algo quebrava não era algo simples.

As demandas eram enormes e com uma grande chuva poderiam ser exponenciais os problemas e chamados.

Precisávamos de um modelo de trabalho que assim como um seguro estivesse com o clientes quando ele precisasse mais que criasse condições para crescermos em colaboradores.

Nestes anos, criamos nosso Contrato de Gestão. Oferecemos agora por um valor mensal suporte telefônico (Na época era impossível fazer remotamente pela lentidão da internet) e manutenção nos equipamentos.

Este novo serviço foi libertador. Aqui, começamos a criar nosso time de colaboradores. Muitos que estão conosco até hoje foram contratados nesta época.

ASSIM COMO ADOLESCENTES AOS QUINZE ANOS DE IDADE, APRENDEMOS A EXPLORAR OS DESAFIOS

Os desafios e problemas dos clientes começaram a ser entendidos por nosso time, incluindo nós como aprendizados constantes.

Nossa estrutura começa a ganhar inteligência e os primeiros sinais de serviços remotos são deste tempo.

Backups automáticos, monitoramentos, revisões periódicas, grandes vendas de antivírus. Este período marcou muito pelo início do que podemos chamar de estar mais atento ao que os clientes precisavam nos seu dia a dia e não mais atuar corretivamente.

Deixávamos de apenas sermos reativos e começamos a pensar preventivamente.

Treinamentos foram a marca destes anos assim como a consultoria das nossas queridas psicólogas. Marcilene e Cilene foram fundamentais para transformarem folhas de anotações em processos e construirmos nossos departamentos e nossa área de Recursos Humanos.

PARCEIROS, EQUIPE E UMA NOVA FORMA DE OLHAR O MUNDO

Prêmios são marcas desta época, abril PME 2014 e 2015 com destaque ao nosso crescimento são alguns deles.

Parceiros importantes como ADDEE, Starti, Dell, Microsoft, BNI, e tantos outros fizeram nosso portfólio de soluções dar um salto. Mais soluções para nossos clientes e mais clientes vendo valor em nosso trabalho.

A equipe ganha lideranças que organizam seus departamentos e juntos começamos a pensar que ser uma das maiores empresas do ABC é pequeno para nossos sonhos e desejos.

Abrimos a mente e a diversidade marca este período. Diversidade de produtos, clientes e de colaboradores.

Explorar desafios, orquestrar soluções

NA JUVENTUDE AOS 20 ANOS DE IDADE, ORQUESTRAR SOLUÇÕES JÁ HAVIA SIDO INSERIDO EM NOSSO DNA

A regência de uma orquestra depende do seu maestro. Na Ravel não existe um maestro, apenas mais seis dezenas deles.

Somos um time em que cada um é essencial. Nossa liderança se desenvolve e compreende que apenas estando gerando valor para os clientes e a nossos colaboradores poderemos continuar tendo relevância no mundo.

Cada dia os produtos mudam, novas abordagens da tecnologia o que a torna onipresente. Claro que jamais substituirá o ser humano. Mas pode inclusive valorizar o lugar correto das habilidades humanas em um mundo em transformação.

Vimos na pandemia uma empresa como a nossa em dias ficar totalmente on line. Seções de apoio a colaboradores e encontros semanais nos aproximaram e mostraram nossa face mais bela.

Aprendemos muito nestes últimos anos. Orquestrar soluções apenas é possível para quem enxerga que problema é oportunidade.

COM VINTE E CINCO ANOS DE IDADE O SENTIMENTO É QUE PODEMOS IR MUITO MAIS LONGE

O frio na barriga continua intenso. Atuar na Ravel continua sendo algo que nos motiva e nos apresenta inúmeras oportunidades.

Novas soluções estão em nosso radar, novas abordagens aos desafios estão sendo desenvolvidos. Orquestrar soluções tem mais protagonismo do que nunca em uma Ravel que pensa em seu todo.

Invasões e roubos de dados, monitoramento remoto, proteção dos dados. Esses são apenas alguns desafios que estamos prontos para auxiliar empresas, pequenas, médias e grandes.

Nosso metaverso é nosso ecossistema de negócios. Estamos prontos para responder às demandas atuais e temos energia para continuar sendo resposta por muitos anos à frente.

Somos um corpo, todos que caminham conosco, colaboradores, clientes e parceiros são parte desta história.

Gratidão a todos por nossos 25 anos! Você faz parte desta história.