Se 2024 foi um ano ‘diferente’ com o surgimento da IA generativa e 2025 foi o grande período de testes, as tendências para o Microsoft 365 em 2026 são de maturidade. No cenário que temos atualmente, a conversa deixou de ser sobre o que a ferramenta faz para focar em como ela gera retorno.

O diferencial para este ano não será apenas no licenciamento ativo, mas sim a capacidade de trabalhar com essas ferramentas e integrá-las aos processos das organizações.

Neste artigo traremos quatro tendências técnicas e estratégicas que moldam o ecossistema Microsoft para esse início de ano.

Agentes Personalizados do Copilot (CoPilots Agents)

A era da IA genérica está ficando para trás. A grande virada para 2026 é a popularização dos Copilots Agents.

Copilots Agents - Tendências para o Microsoft 365

Em vez de depender de um assistente padrão para todos os departamentos, as empresas estão configurando agentes focados em tarefas específicas. Por exemplo, um assistente integrado ao Teams que não apenas resume textos, mas que foi treinado especificamente nas políticas de cada departamento. Isso representa uma grande redução de tarefas manuais e uma personalização que entrega respostas mais assertivas e seguras.

Segurança Orientada a Dados – Protagonismo do Microsoft Purview

Com a IA capaz de ler e processar o conteúdo corporativo, a segurança focada no perímetro (firewalls) já não é o suficiente. Um ponto crítico para este ano: “Como estão os meus dados internos?”

Para evitar que a IA exponha dados sensíveis, como salários ou dados estratégicos para usuários que não são autorizados, o Microsoft Purview torna-se uma peça fundamental. A tendência é a aplicação massiva de rótulos de confidencialidade e políticas de DPL (Prevenção contra Perda de Dados) automatizadas. Garantir que a informação flua livremente, mas apenas para que tem a permissão correta.

Novo Outlook

Por anos, as empresas mantiveram o “Outlook Clássico” e o “Novo Outlook” convivendo lado a lado. 2026 pode trazer um ponto de virada nessa transição.

A Microsoft eliminou os últimos grandes bloqueadores dessa adoção. O suporte a arquivos PST locais, que antes impedia a migração, agora é realidade na nova interface.

O Novo Outlook deixa de ser uma versão “leve” para ser a versão completa. Ele entre o suporte ao legado que a TI precisa, enquanto oferece aos usuários a integração moderna com o Microsoft Loop, o que transforma a e-mails estáticos em componentes vivos e colaborativos.

Reuniões Inteligentes como Padrão

Recursos que antes eram vistos como ‘futuristas’ no Microsoft Teams Premium, estão se tornando o padrão operacional para as organizações.

Funcionalidades como resumos inteligentes automáticos (que realiza a captura de tarefas e decisões), tradução de legendas em tempo real e proteção contra vazamento de informações durante chamadas estão redefinindo a produtividade. Em um mundo que permanece híbrido, essas ferramentas deixam de ser luxo e passam a ser essenciais para manter a documentação e a agilidade das equipes.

O Microsoft 365 é uma plataforma robusta, mas que exige uma configuração profissional para entregar valor. Habilitar licenças é a parte fácil, o desafio real e onde empresas se destacarão está na configuração correta governança, na segurança dos dados e na capacitação das equipes para trabalharem com essa nova camada de inteligência.

Você viu 4 destaques de tendências para o Microsoft 365 para 206.

Microsoft 365 | Soluções em Nuvem | Ravel Tecnologia