Sempre que um e-mail, ou uma licença são excluídos do Painel do Microsoft 365, existe um período em que se pode realizar a recuperação, evitando a exclusão permanente deles. Esse período é definido pela Microsoft como tempo de retenção.
Apesar do termo parecer complicado, o tempo de retenção não é nada mais do que o tempo definido pela Microsoft para manter o conteúdo do seu e-mail na base interna deles, após ser excluído, e o tempo que você tem para solicitar a recuperação mesmo ele não aparecendo mais em sua conta de e-mail.
O tempo de retenção para recuperação das informações é diferente conforme cada serviço, como podemos verificar abaixo:
- Tempo de retenção caixa de correio Exchange Online
Se você excluiu um e-mail e depois o removeu da lixeira, selecionando a opção “excluir permanentemente”, o e-mail será removido da lixeira e mantido na pasta “Itens Recuperáveis” por 14 dias, como padrão, para que você consiga restaurar, caso necessite.
Após esses 14 dias, será necessário entrar em contato com a Microsoft para que eles realizem a recuperação em sua base de retenção, a qual mantém os e-mails excluídos por um prazo de 30 dias, após terem passados os 14 dias padrão.
- Tempo de retenção após remover a licença de uma conta de e-mail no painel Microsoft 365
Quando uma licença Exchange é removida da conta de e-mail pelo painel da Microsoft 365, automaticamente o acesso a conta de e-mail é desativado e os dados são mantidos na conta por 30 dias. Após esse prazo de 30 dias, as informações são excluídas da conta e, mesmo associando uma nova licença Exchange, os dados não podem ser recuperados.
Caso seja necessário recuperar as informações dessa conta, após ter passado o prazo de 30 dias, será necessário entrar em contato com a Microsoft para que eles recuperem os dados em sua base de retenção, a qual mantém os dados “a salvo” por mais 60 dias, mantendo um total de 90 dias para conseguir recuperar os dados (30 dias do período de carência + 60 dias do tempo de retenção).
Lembre-se que, caso a licença removida seja utilizada para ativação dos aplicativos do Office instalados em uma máquina (Outlook, Word, Excel e Powerpoint), automaticamente esses aplicativos passaram a exibir mensagem de falha na ativação e não permitirá a utilização das ferramentas na máquina (esse erro ocorre após desassociar de um e-mail a licença do Microsoft 365 Business Standard ou superior).
Você viu informações sobre retenção de licenças do Microsoft 365.
Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel