Ao cogitar a ideia de comprar uma impressora é preciso levar em consideração suas necessidades de aplicação para o equipamento.

Alguns itens devem ser analisados:

  • Frequência do uso da impressora;
  • Necessidade de impressão frente e verso;
  • Velocidade do equipamento;
  • Necessidade de cor ou tamanhos de papéis especiais

Jato de tinta ou Laser? Multifuncional?

• Jato de Tinta

As impressoras de jato de tinta são as mais comuns para uso doméstico ou pequenos escritórios. Elas são geralmente mais baratas, de boa qualidade e possuem cartuchos com preços acessíveis. No escritório é uma boa opção para impressão colorida. Cada cartucho imprime de 200 a 5000 folhas. Sempre observe a quantidade de tinta que vem no cartucho.

• Laser

Os modelos a laser têm normalmente alta capacidade de impressão, mas os equipamentos costumam ser mais caros que os jato de tinta. No entanto, as impressoras maiores poderão ter custos de impressão inferiores aos de jato de tinta. A agilidade e a capacidade de impressão são os grandes diferenciais deste modelo.

• Multifuncionais

As Multifuncionais podem ser a laser ou jato de tinta e reúnem em um só produto funções como impressão, scanner e cópia, dependendo do modelo há funções extras como fax. É importante observar a velocidade de scaneamento e se o equipamento possui alimentador automático, pois esta função agiliza o processo quando se tem várias páginas para copiar.

Conectividade

As conexões de Cabo de Rede, USB e Wi-Fi são as mais comuns. Para quem pretende conectar o equipamento em casa, uma opção é a entrada USB. No entanto, para as empresas a dica é sempre utilizar as interfaces de rede, pois permitem muito mais gerenciamento, estabilidade e possibilidades de compartilhamento seguro. Se você compartilhar sua impressora pela USB, o computador conectado a ela fica muito lento.

Quem utiliza notebooks ou tablets pode optar por impressora com conexão Wi-Fi. Contudo, lembre-se de utilizar sempre um endereço IP fixo na impressora.

Uma nova tendência crescente no mercado são as impressoras que contam com NFC. Ela permite a interação com outros equipamentos, simplesmente aproximando o celular.

Compatibilidade

Boa parte dos equipamentos são adaptados para funcionar automaticamente no ambiente Windows. Se você não for usuário do sistema operacional da Microsoft, verifique se o equipamento é compatível ao sistema do seu computador, evitando assim uma compra desnecessária.

Assistência Técnica

Certifique-se de que o produto que você deseja comprar possui assistência técnica autorizada perto de você. Isso vale para o caso de necessidade de reparos ou suporte. Marcas conhecidas do público como Brother, Samsung, Epson, Xerox e HP costumam oferecer assistência em todas as regiões do país. Nos sites dos fabricantes é possível verificar os endereços das
autorizadas.

Outsourcing de impressoras

Uma importante reflexão que deve ser feita é se não vale mais apena alugar uma impressora em vez de comprá-la. Não importa o porte do seu negócio, consultar uma empresa de outsourcing de impressão é bem importante na tomada de decisões. As empresas de outsourcing podem ser uma boa aliada, pois os seus profissionais dominam o conhecimento sobre equipamentos e tecnologias de impressão e podem ajudar muito.

Então a dica é antes de sair comprando uma impressora é sempre conversar com uma empresa especializada em outsourcing de impressoras.

Você pode se surpreender!

como escolher uma impressora

Se quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.