Após a liberação da versão 6.1.0 do Sped Contribuições, alguns usuários têm relatado a ocorrência do erro abaixo ao tentar executar o sistema após a atualização nas estações de trabalho:

Para realizar a correção desse erro, e normalizar o acesso a aplicação, é necessário seguir o passo a passo abaixo:
1º – Fechar o Sped Contribuições;
2º – Acessar a pasta “tabelas” que fica no caminho abaixo:
C:\Arquivos de Programas RFB\Programas SPED\EFD-Contribuicoes\recursos\tabelas
3º – Ao abrir a pasta, excluir todos os arquivos que estão dentro da mesma;

4º – Após realizar a exclusão dos arquivos, abrir o SPED Contribuições e, caso apareça alguma mensagem de erro, fechar no X que é exibido no canto superior direito. Com o Sped aberto ir na opção “Tabelas” > “Atualizar Tabela”, conforme abaixo:

5º – Com isso, será exibida a tela de atualização das tabelas. Validar se todas as opções estão habilitadas, conforme abaixo:

Com todas as opções habilitas, clicar em OK para que a atualização seja iniciada.
Ao término da atualização será exibida a tela abaixo, informando que as tabelas foram atualizadas com sucesso:

Após, é só abrir o Sped Contribuições que o erro deixará de ser exibido.
Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel
Gestão e Suporte Técnico de TI para Empresas | Ravel Tecnologia
Buscamos fazer com que a Tecnologia seja direcionada para Produtividade e Segurança das Empresas. Fazemos isso através de Soluções em Nuvem, Serviços de Segurança e Suporte Inteligente.
Somos uma empresa de TI com mais de 26 anos de experiência e uma equipe de mais de 50 especialistas, somos o parceiro estratégico do seu negócio, da sua liderança, da sua TI.
Consultoria de TI | Serviços de Segurança | Soluções em Nuvem | Suporte Técnico Inteligente | Gestão de TI | Serviços Gerenciados de TI (MSPs)
Qual é o seu momento? Entre em contato para criarmos juntos uma solução que atenda às suas necessidades.