O PPTP é um protocolo de encapsulamento que realiza a criação de redes virtuais, possibilita para nós usuários acessos a servidores e impressoras compartilhadas dentro de uma rede específica, ele é famoso por trazer bastante facilidade na sua configuração e acesso, porém, ainda traz a segurança ideal para o uso de uma VPN?

O protocolo PPTP não apresenta grande segurança desde a época em que foi criado. Falando sobre a vulnerabilidade da VPN PPTP, o método utilizado em sua autenticação pode ser facilmente quebrado, você pode ter acesso de hackers que utilizam de mecanismos no qual se passam por servidores e comprometem todos os dados ali acessados, sistemas como o MacOS por exemplo já não usam mais devido a essas instabilidades, e alguns provedores de internet bloqueiam algumas configurações que são usadas.

vulnerabilidade da VPN PPTP

Para manter o acesso seguro o ideal é utilizar um serviço VPN mais moderno e que ofereça protocolos mais seguros, como por exemplo um certificado, onde somente com ele o usuário poderá estabelecer a conexão, ele também utiliza criptografia de alto nível para estabelecer a conexão. Ao realizar transferências de dados e acessos externos a VPN oculta todos os endereços IP’s ali trafegados, utilizá-la traz grandes benefícios no momento que estas informações são enviadas, excluindo o risco de ataques indesejados.

Existem vários tipos de VPN e vários tipos de autenticações, os métodos utilizados vão depender do que cada estrutura pede, mas é sempre importante ressaltar que o uso da VPN protege todos os acessos à rede externas, portanto, não esqueça de manter o seu antivírus atualizado, para que o computador fique efetivamente protegido.

A grande recomendação é que não se utilize mais uma conexão VPN PPTP devido as vulnerabilidades existentes. Caso queira adicionar a sua rede uma VPN ou deseja se aprofundar sobre o protocolo PPTP estar tão obsoleto, basta nos acionar.

Espero que tenhamos esclarecido sobre a vulnerabilidade da VPN PPTP.

Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel