Atualmente existem várias versões do Java disponibilizadas para instalação e, em casos específicos, é necessário manter mais de uma versão instalada no Windows pois existem programas, e até mesmo sites, que só funcionam com uma versão específica do Java.

Nesta dica vamos te ensinar a manter uma versão específica do Java como a principal no Windows, caso você necessite que uma versão específica seja a padrão para execução.

Para fazer essa alteração é necessário:

Verificar a versão que está sendo reconhecida como padrão no Windows

Para fazer essa verificação é necessário abrir o CMD/Prompt de Comando e digitar o comando: java -version

Neste caso, foi possível identificar que a versão padrão que está sendo reconhecida pelo Windows é a mais recente instalada na máquina (1.8.0_291) mas, neste exemplo, queremos manter a versão 121 que está instalada como padrão.

Editar as variáveis de ambiente do Windows

  • Para alterar o Java padrão no Windows é necessário acessar a opção “Editar as variáveis de ambiente do sistema”. Essa opção pode ser localizada na pesquisa do Windows, conforme imagem abaixo:
  • Na tela que abrir, clicar na opção “Variáveis de Ambiente…”;
  • Na opção “Variáveis do sistema”, clicar na opção “Path” e depois em “Editar”;
  • Localizar o caminho de instalação do Java que desejamos manter como padrão e copiar esse caminho. Normalmente o caminho padrão é “C:\Program Files (x86)\Java\<versão do Java>\bin” (sem aspas).

Como a versão que vamos utilizar nessa dica é a 121 o caminho que vamos precisar adicionar na variável Path será: C:\Program Files (x86)\Java\jre1.8.0_121\bin

  • Com o caminho em mãos, voltamos na tela que foi aberta na “Variável de ambiente”, clicamos no caminho onde está sinalizado como Java e depois em “Editar”;
versão padrão do Java alterar
  • . Ao clicar em “Editar” será habilitada a edição do caminho. Basta inserir o endereço de instalação do Java copiado no passo 2.4 e depois clicar em OK para salvar as alterações.
versão padrão do Java
  • Fechar todas as outras telas que estão abertas das “Variáveis de Ambiente” clicando em “OK”;
como alterar versão padrão do Java
  • Reiniciar a máquina para efetivar as alterações realizadas.

Verificar se a versão principal do Java foi alterada

Após reiniciar a máquina, abrir o CMD/Prompt de Comando e e digitar o comando: java -version para validar de a versão padrão do Java foi alterada pela desejada:

Conforme verificamos na imagem acima, a versão padrão do Java foi alterada de 291 (1.8.0_291) para 121 (1.8.0_121).

Observação: Sempre se atente ao alterar o caminho do Path em uma variável do Windows pois, qualquer alteração que for realizada pode afetar o funcionamento do sistema.

Você viu como alterar a versão padrão do Java.