Redes sociais. Quando elas foram criadas, o entretenimento e a independência nos conteúdos eram seus valores “morais”. Isso realmente não durou muito. A transformação foi rápida e o contexto da mudança foi simples.

Nós queremos ler, ver e ouvir o que gostamos. Desta maneira, os algoritmos, esquemas de programação que estão por trás dos portais compreendem quase que instantaneamente o que gostamos e começam a exibir justamente o que nos interessa em nossa tela.

Lembro de um artigo que escrevi anos atrás em que dizia que nossa time line da nossa rede social preferida é nossa melhor resposta para dizer quem somos.

O que define quem somos não é o que fazemos em público, mas o que fazemos secretamente que não contamos para ninguém. Assim é como as redes sociais funcionam. Nossa time line são nossas verdades que buscamos e acessamos sem que ninguém nos veja.

Parece filosófico demais? Pode até parecer, mas o essencial é que você deveria repensar o uso que tem feito das redes sociais e para isso, quero ajudá-lo a não desperdiçar mais tempo.

AS REDES SOCIAIS FORAM CRIADAS PARA MANIPULAR SUA ATENÇÃO

Da sua origem até os dias atuais, tudo que é pensado nos escritórios das empresas de tecnologia por trás das redes sociais de mercado são estratégicas para prender nossa atenção.

Quero contar um exemplo meu para fazê-lo refletir sobre o tema. Gosto de cozinhar e isso para mim é terapia. Faço sempre que posso e quero dizer que tenho quase um hábito diário neste quesito.

Ver novas receitas e testá-las é algo realmente prazeroso. Gosto de ter em meu instagram diversos canais de chefs do dia a dia. O problema é que quando assisto um destes vídeos, nada mais para de se apresentar a mim.

Em um dia das minhas recentes férias, fiquei mais de 30 minutos ininterruptos (Isso para mim é um tempo imenso), assistindo esses vídeos de receitas.

Quando me dei conta, já estava preso aos conteúdos. Quando abri meu buscador, lá estavam sugestões em pesquisas, posts e quase que o meu celular pulava dentro de uma panela.

As redes sociais foram criadas para viciar você. Como uma droga elas agem no sistema dopamínico de recompensa do cérebro. Quando você está em um tema que é prazeroso a você, elas irão te dar mais e mais conteúdo.

Por quê? Lembra o algoritmo? Eles reproduzem a máquina de gerar visualizações que criam o mecanismo perfeito de arrecadação de dinheiro para quem produziu o conteúdo.

Geradores de conteúdo ganham sim recursos com isso, mas eles também para caírem nas graças dos algoritmos das redes sociais tem que colocar dinheiro.

Temas mais buscados, mais caros são. O final disso tudo é que conteúdo de verdade não existe. O que você vê em sua timeline é o resultado de quem mais pagou para estar ali.

Mais livros, menos redes sociais

DESPERDIÇANDO TEMPO E FICANDO MAIS IGNORANTE A CADA MINUTO

Como você já percebeu, conteúdo relevante mesmo, quase que é a exceção nas redes sociais. Se você e eu estamos em um universo digital em que cada vez mais a manipulação de conteúdos é a regra, não tenho dúvidas de que quanto mais tempo ficamos nas redes sociais mais distante do conhecimento estamos.

Não gosto da radicalização pois também acredito que existe nela uma ignorância que não dá para ser aceita. Um caminho possível é o uso consciente.

A consciência no uso das redes sociais terá que passar por um controle seu mesmo do tempo que você ficará exposto a ela. Acredito que um passo anterior a isso é definir quais redes sociais você realmente irá ficar.

Digo isso porque estar em todas não deveria ser uma opção. Escolha duas ou três, sendo que uma que deveria estar na sua lista é o linkedin. Apesar de estar sofrendo muito com gente que tenta vender a todo momento algo, ela ainda é bem relevante no mundo dos negócios.

As outras duas, pense se realmente elas te conectam a pessoas que fazem sentido na sua vida e responda o que esta rede acrescente aos seu conhecimento. Tendo feito esta reflexão, defina o tempo máximo que você irá se dedicar a cada uma por dia.

Este exercício é essencial. Se você relativizar o tempo que fica nas redes sociais, veja no seu smartphone quanto é este tempo real. Ele controla minuto a minuto o tempo de uso por cada um dos aplicativos.

O tempo é nosso bem mais perecível. Minha sugestão é para não relativizar este tema. Veja com atenção o tempo que você está perdendo nas redes sociais.

ABRINDO A MENTE PARA O CONHECIMENTO

Como comentei há pouco, radicalizar não é um bom caminho. Gosto de utilizar as redes sociais no que elas têm de melhor.

Aprendo muito em diversos canais no Youtube e tenho uma frequência de podcasting em diversos meios. Para as redes sociais padrões e tradicionais, reservo apenas um tempo por dia para ver as postagens das empresas e do meu perfil pessoal.

Confesso que não coloco mais de 30 minutos ao todo para isso no dia. Sou rigoroso com este tempo, mas exploro muito o conhecimento nos canais que comentei. Acredito de verdade que o aprendizado no meio digital é essencial, mas não deve ser o único caminho.

Mais livros

A VOLTA DO VELHO E BOM LIVRO

O bom e velho livro jamais deveria ter saído de moda. Olha que ele já está conosco há centenas de anos. Em minha casa acúmulo mais de 5.000 mil deles e já escrevi alguns também ao longo da vida.

O livro é uma ferramenta de conhecimento singular. A leitura atinge um canal de conhecimento que o digital não atingiu e não irá atingir tão breve.

Esta é uma lógica que não entendemos. Nosso cérebro levou milhões de anos para chegar onde chegou. Absorvemos conhecimento através dos livros como em nenhum outro canal. Sim, o fato é que quer você acreditar ou não nisso.

Seu cérebro não é digital e segundo os cientistas, podemos levar mais de um milhão de anos de evolução para que ele seja algo mais aderente ao digital. O que fazemos hoje é inundar nosso cérebro de informação causando em muitos casos inúmeras doenças.

Mas esse não é o ponto deste artigo. Quero na verdade ressaltar a você que o hábito de ler um livro, pode ajudá-lo a reconectar-se com você mesmo.

Já ouvi de muita gente que ler é difícil. Minha sugestão, comece por um pequeno livro e por temas que gosta. Coloque uma meta de terminar um livro, um mês, uma semana, não sei veja o que é melhor para você.

Comece, este é o ponto! Ler abre a mente, nos conecta com a nossa alma. Ler pode ajudá-lo a ganhar conhecimento real e a desconectar-se das redes sociais.

Se precisar de ajuda para controlar o uso das redes sociais na sua empresa, conte com a Ravel. Se precisar de ajuda para uma dica de um bom livro, pode perguntar a mim.

Forte abraço e até o próximo conteúdo.

Para acessar outros conteúdos: Viver com Tecnologia – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia