Cada vez mais comum deparar-se com notícias sobre ataques hackers direcionados a empresas conhecidas, não é verdade? O cenário cibernético atual é caracterizado por uma constante evolução de ameaças digitais, capazes de impactar negativamente empresas, independentemente do seu porte. Veja então como o Gerenciamento de Patches deve fazer parte da sua estratégia de defesa.

Quem lembra do Ransomware WannaCry, que deixou uma trilha de destruição em seu caminho, impactando até hospitais.  Este ataque não apenas revelou vulnerabilidades nos sistemas empresariais, mas também ressaltou a urgente necessidade de implementar práticas de segurança robustas, sobretudo no âmbito do Gerenciamento de Patches.

O WannaCry, em particular, explorou uma vulnerabilidade conhecida no protocolo SMB (Server Message Block) do sistema operacional Windows. Esta vulnerabilidade foi divulgada pela Microsoft em março de 2017, fornecendo às organizações uma janela para correção antes que o caos se instalasse. Contudo, muitas empresas, por variadas razões, não implementaram a correção, resultando em danos significativos quando o ataque ocorreu.

Este fato ilustra a importância do Gerenciamento de Patches como uma linha de defesa vital contra ameaças cibernéticas. A falta de atualizações de segurança pode se tornar um convite para exploração de vulnerabilidades conhecidas, como foi o caso do WannaCry.

O que é Patch de Segurança?

Patch de segurança refere-se a uma atualização que corrige vulnerabilidades em sistemas operacionais, softwares e outros aplicativos. Essas atualizações são cruciais para fechar as brechas que cibercriminosos buscam explorar. O Gerenciamento de Patches, portanto, concentra-se na implementação regular dessas atualizações para manter os sistemas protegidos.

Riscos para quem não realiza o Gerenciamento de Patches:

A ausência de um eficiente gerenciamento de patches pode expor as empresas a uma série de riscos significativos. O WannaCry é um exemplo impactante de como a falta de atualizações de segurança pode resultar em ataques devastadores. A vulnerabilidade no protocolo SMB estava disponível para ser corrigida, mas muitas organizações não agiram a tempo.

Além dos danos imediatos, a exposição a esses riscos pode resultar em perda de dados sensíveis, danos à reputação da empresa e interrupção das operações comerciais.

Benefícios do Gerenciamento de Patches:

Proteção Reforçada: Manter sistemas e softwares atualizados garante uma proteção robusta contra as últimas ameaças cibernéticas, reduzindo significativamente o risco de exploração de vulnerabilidades conhecidas.

Conformidade com LGPD: O Gerenciamento de Patches desempenha um papel crucial na conformidade com regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ao garantir a segurança dos dados, as empresas podem evitar penalidades e reforçar a confiança dos clientes.

Otimização do Desempenho: Além da segurança, o Gerenciamento de Patches contribui para a otimização do desempenho dos equipamentos e programas utilizados, conforme sugerido pelos fabricantes. Isso garante que os sistemas operem de maneira eficiente, sem sobrecargas desnecessárias.

Redução de Vulnerabilidades: A implementação regular de patches minimiza as vulnerabilidades nos sistemas, protegendo as empresas contra ameaças externas e garantindo a integridade dos dados.

Compliance LGPD: A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impõe requisitos rigorosos para o tratamento e proteção de informações pessoais. O Gerenciamento de Patches, ao manter os sistemas atualizados e seguros, contribui diretamente para o cumprimento dessas exigências. Além disso, demonstra o compromisso da empresa com a segurança e privacidade dos dados dos clientes.

Cloud Patch Management Software

Conheça a nossa avançada solução de Gerenciamento de Patches e assegure-se de que a sua empresa conte com um sistema eficiente para atualizar dispositivos tanto dentro quanto fora da sua rede, de acordo com suas necessidades, seja sob demanda ou mediante agendamento. Através de relatórios abrangentes de patches, mantenha um controle preciso sobre a segurança dos dispositivos em sua infraestrutura. Além de abranger produtos da Microsoft, nossa solução também atualiza softwares de outros desenvolvedores renomados, tais como Adobe, Chrome, Firefox, Cisco, Java, entre outros.

O Gerenciamento de Patches e a Proteção da Sua Empresa

Para obter uma visão mais detalhada e eficaz sobre como nossa solução pode beneficiar sua empresa, entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração técnica. Estamos prontos para apresentar todas as funcionalidades e vantagens que tornarão o gerenciamento de patches mais eficiente e seguro para o seu negócio.

Suporte de Ti