Se a sua empresa possui um servidor com Windows Server compartilhando sistema ou arquivos, e você tem preocupação com um licenciamento correto, recomendamos a leitura desse artigo. Para começar, o que significa CAL de Windows?

CAL (Client Access License) significa, pela tradução, “Licença de Acesso ao Cliente”. Ou seja, é uma licença para o acesso de dispositivos ou usuários ao servidor.

Ela é essencial quando há um servidor com o sistema operacional Windows Server, apesar de haver versões do sistema em que a aquisição de CALs não é necessária (vamos explicar mais detalhes neste artigo). Na maioria das redes, a CAL de Windows é necessária para homologar o licenciamento do ambiente, autorizando legalmente os acessos ao servidor.

Esta licença fornece o direito de acessar, a partir de dispositivos (computadores, notebooks, thin clients e celulares), as aplicações instaladas nos servidores com sistema operacional Windows Server. Ou seja, se na sua estrutura há um servidor com arquivos compartilhados ou um Sistema ERP onde 15 computadores e 05 notebooks acessam o mesmo servidor, há a necessidade de 20 CALs.

Quais são os tipos de CAL de Windows

Atualmente a Microsoft oferece uma CAL baseada em dispositivo (Device CAL) ou uma CAL baseada em usuário (User CAL).

CALs de Dispositivo (Device CAL)

Com um Device CAL, adquire-se uma licença para cada dispositivo que acessa o servidor, independentemente do número de usuários que utilizam esse dispositivo. CALs de dispositivo são adotadas pelas empresas que possuem funcionários que compartilham dispositivos, por exemplo, em diferentes horários de trabalho.

CALs de Usuário (User CAL)

É disponibilizada uma licença para cada usuário que acessa o servidor, para usar serviços como o armazenamento de arquivos ou impressão, independentemente do número de dispositivos que utilizam para o acesso. A CAL de Usuário é utilizada pelas empresas que precisam ter acesso móvel à rede corporativa usando vários equipamentos.

Relacionado aos servidores, podemos obter em alguns cenários a RDS CAL:

RDS CAL: Licenças de acesso para cliente dos Serviços de Área de Trabalho Remota são necessárias para que cada dispositivo ou usuário se conecte a um servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota. Essas licenças são geridas pelo servidor de licenciamento de área de trabalho remota.

Um ambiente comum em que se aplica esse tipo de licença é uma rede com thin clients ou conexões remotas diretamente no servidor.

Vale lembrar que neste artigo o nosso foco são apenas as CALs destinadas a sistemas Windows Server (CAL de Windows). Há outras CALs de Exchange Server e Sharepoint Server que seguem uma linha diferente de licenciamento.

Quando a CAL é necessária?

Se na sua empresa existir um servidor com Windows Server, com qualquer sistema ou dados que sejam acessados por dispositivos na rede, e ainda a versão Standard ou Enterprise (para 2008, 2012, 2016 e 2019) é obrigatória a aquisição das CALs.

Existem algumas versões de Windows Server que isentam a necessidade de aquisição de CAL de Windows. São elas: Windows Server Foundation (versão 2008 e 2012) e Essentials na Versão (2012, 2016 e 2019). Porém, é importante ressaltar que há limitações, como a de quantidade de usuários para estas versões.

Outro ponto importante é que servidores com sistemas na versão 2003 ou anteriores já foram descontinuados, por isso não os mencionamos neste artigo. Se você ainda possui estas versões, entre em contato com a nossa equipe. Sobre isto, veja também o artigo sobre “Prepare-se para o fim do Suporte Windows Server 2008”.

Conclusão

Mas não se preocupe, a Ravel poderá lhe ajudar nesta análise, avaliando o ambiente para uma definição da melhor versão de CAL de Windows, seja do tipo ou quantidade.

Se a sua empresa deseja ou precisa auditar licenças, atualmente a Ravel Tecnologia possui uma equipe especializada em auditoria Microsoft. Venha tomar um café com nossos consultores e conhecer as soluções que poderão proteger o seu negócio.