Sim, as vezes formatar o computador será a única solução para se livrar de certos problemas em sua máquina.
Porém, é importante estar sempre preocupado com boas práticas para evitar este procedimento. Por mais programado que possa ser, ficar sem equipamento normalmente é algo que tem um certo impacto.
Leia mais sobre otimizar seu equipamento em: https://ravel.com.br/blog/melhore-o-desempenho-do-computador/ .
Mas com o passar do tempo, certos acontecimentos podem tornar o procedimento de reconfiguração inevitável. Alguns problemas são claros e clássicos para ser necessário este caminho. Um deles é a famosa “tela azul”.
Certas infecções de vírus, principalmente quando buscam efetuar golpes financeiros, em boa parte também tem recomendação de formatação e reconfiguração do sistema operacional. Eliminando assim, qualquer risco de algum elemento do vírus ainda estar presente.
Existem outras razões que levam um computador a ser formatado. Entre alguns dos motivos mais comuns estão:
- Sequestro de dados (ransomware);
- Venda e/ou doação do computador para terceiros, evitando haja vazamento de dados;
- Lentidão ao utilizar o computador, mesmo após ser feita uma revisão no mesmo;
- Atualizações de sistema malsucedidas;
- Troca de peças internas;
O mais indicado é contar com o apoio de sua equipe ou consultoria de TI. Eles poderão avaliar se a formatação é realmente a ação mais indicada.
E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.