Escrever artigos, redigir textos, escrever músicas, tudo isso em linguagem humana. Será que estamos assistindo ao fim do Google? Bem, ainda é cedo para dizer, mas o gigante ficou abalado com o Chat GPT.

Segundo a Wikipédia: “O Chat GPT é um protótipo de um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI especializado em diálogo. O chatbot é um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço”.

Mas o que estamos vendo é bem mais do que um mero chatbot. Por trás da empresa que desenvolveu a solução está novamente Elon Musk. Isso já daria o tamanho do projeto, porém o que estamos assistindo é uma nova forma de interagir com a tecnologia de inteligência artificial como nunca antes vista.

Até então, parecia algo distante ou presente a um nível que não percebemos. É o caso por exemplo do Waze que usa IA dentro das suas aplicações a tempos, mas quase não percebemos pois nosso uso é constante e rotineiro.

A Alexia, no entanto, uma das estrelas do uso da IA através do hardware, nunca foi algo que fizesse realmente parte da nossa vida. Começamos 2023, com a demissão em massa pela Amazon de mais de 70% dos pesquisadores e desenvolvimento da Alexa.

Tal fato, evidencia que algo neste modelo está errado e não pegou no mercado e na vida. O Chat GPT por sua vez tornou-se um fenómeno de uso em poucos dias após o lançamento da última versão.

Por que o Chat GPT representa uma ameaça ao Google e por que aparentemente está muito alinhado com a forma que interagimos com a internet?

Bem neste artigo, quero aprofundar alguns temas e ajudá-lo a compreender como nossa vida pode mudar com o Chat GPT.

POR QUE O CHAT GPT É UMA AMEAÇA AO GOOGLE?

Nossas interações com o Google são hoje quase que mecânicas. O Google literalmente entrou na nossa mente. Abrimos o computador e ele está lá como página principal, pensamos em um site e nada de colocar o nome no navegador, mas sim acessar o site pelo Google.

Ele é onipresente. Está a todos os momentos quando o assunto é nossos dispositivos eletrônicos com acesso a internet.

Quando queremos fazer algo como redigir um texto, o Google é nossa ferramenta de pesquisa, busca dos temas ou ainda a base do que iremos construir.

Foi assim que desde sua criação aprendemos a usá-lo. Mas o que estamos vendo não é mais essa busca ativa que fazemos por conteúdo.

Com o Chat GPT, partindo de uma base imensa que a internet e indo logo para a prática, ele constrói os materiais que precisamos apenas com o delineamento do que queremos.

Como exemplo, cito o mesmo artigo que comentei acima. Se quero escrever algo, digo a ele quais são os conteúdos e parâmetros e em poucos segundos ele devolve um artigo pronto com base no que definir de importância.

Isso é uma revolução na geração de conteúdo. Escolas por todo o mundo já anunciaram sua preocupação com o uso desta ferramenta.

Se antes o plágio na construção de textos era algo combatido, agora a falta de identidade nos textos construídos pelo Chat GPT é uma ameaça.

Chat GPT x Google

SEPARANDO O JOIO DO TRIGO E USANDO O  CHAT GPT

Claro que pensar em usar o Chat GPT como algo que irá resolver todas as demandas que temos para construir materiais é utópico.

Por mais que a inteligência artificial ganhe relevância ficaremos com tudo de certa forma feito na mesma caixa. Que graça teremos em ler algo que se parece com tudo que já lemos?

Construir algo como apenas uma pessoa pode fazer ainda está reservado a nossa individualidade. O que o Chat GPT faz que é incrível é traduzir buscas em linguagem humana como nunca vimos antes.

Lista de sites como o Google trás não será mais interessante a ninguém e pensar que isso pode mudar a forma como interagimos com o Google já lança um monte de pensamentos.

Hoje algumas palavras no Google chegam a custar uma fortuna por causa do ranqueamento do SEO, o famoso algoritmo de buscas do Google.

Com o Chat GPT, estamos prestes a ver este reinado começando a ruir. Como será o mundo? Não sei..

Mas utilizar o Chat GPT deve estar no seu radar. Indico que faça isso com prudência mas o faça. Teste para construir um texto usando-o e poste em seu blog para comparar como o Google irá ranquear este artigo.

Se tudo isso está meio estranho a você, fale com a agência que nos atende na Ravel. A Black Beans poderá ajudá-lo quanto a este tema.

CUIDADO COM A SUPERFICIALIDADE DOS CONTEÚDOS DO CHAT GPT

Este é um ponto que precisa estar no seu radar quanto ao uso do Chat GPT. É impressionante quanto é superficial os textos que ele constrói.

Talvez sua resposta deva ser: “Bem, isso é porque é o começo”. Esse é o ponto. Como ele foi construído, não seria possível ter profundidade no que apresenta.

Assim, veremos uma massificação de textos e materiais mas todos com algum grau de superficialidade.

Não podemos nos iludir, construir algo com o teor de estudo e pesquisa, continua sendo algo humano. Por outro lado, construir textos e materiais com individualidade, humor e sensibilidade mesmo com linguagem humana ainda é algo distante para os algoritmos.

Chat GPT

UMA REVOLUÇÃO NA GERAÇÃO DE CONTEÚDOS ESTÁ SURGINDO À NOSSA FRENTE

Mesmo estando ainda no início, o Chat GPT surge como uma revolução. Isso é inegável. Podemos presenciar nos próximos meses uma alteração em uma rotina de trabalho que parecia estar sedimentada.

Imagine começar a ter como buscador o Chat GPT e não mais o Google? O que será do SEO? Como ficarão as buscas e os anúncios que fazemos para a vinculação das nossas empresas?

Bem, há muita água ainda para rolar neste rio, mas como a velocidade de transformação é imensa, pode ser que em menos tempo que imaginemos tudo já tenha mudado.

Fique atento aos próximos movimentos e assim como eu, quero entender como isso tudo irá impactar e mudar nossa vida.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário que será um prazer interagir com você. Forte abraço e até o próximo conteúdo.

Para mais artigos, acesse: Viver com Tecnologia – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia