Antes de mais nada, gostaria de explicar a você o que é afinal o Web Summit.

A Web Summit (originalmente Dublin Web Summit) é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009.

A empresa foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O tema da conferência é centrado na tecnologia da internet e os participantes vão desde empresas da Fortune 500 até às pequenas empresas de tecnologia.

Este contém uma mistura de CEOs e fundadores de startups tecnológicas em conjunto com uma série de pessoas da indústria de tecnologia global.

A Web Summit realiza eventos a nível mundial, incluindo o RISE em Hong Kong, Collision em Nova Orleães, SURGE em Bangalore e MoneyConf em Dublin.

Nos primeiros cinco anos o evento foi realizado em Dublin, Irlanda. Em setembro de 2015 Paddy Cosgrave, cofundador e CEO da Web Summit, anunciou que o evento seria realizado pela primeira vez em Lisboa em 2016.

Após duas edições realizadas em Lisboa, a Web Summit e o Governo Português anunciaram, em outubro de 2018, uma parceria a 10 anos que permite manter a conferência na capital Portuguesa até 2028.

O RETORNO DOS EVENTOS PRESENCIAIS

A vida parece estar voltando ao normal e assim como as vacinas em boa parte do mundo já são uma realidade, os eventos presenciais começam a serem retomados.

Portugal está com 89% da população vacinada. Ou seja, 100% os que faltam serem vacinados podem ser classificados como não eletivos, (Crianças) ou que por restrições médicas não podem ser vacinados.

Em 2019, estive no Web Summit também, e naquele ano eram mais de 120 mil pessoas inscritas no evento. Foi sem dúvida o maior evento de tecnologia do mundo.

O tema central em 2019 era a questão da Inteligência Artificial. Refletia-se em boa parte das palestras sobre os impactos desta nova tecnologia.

2020, não foi possível acontecer o evento presencialmente e ele foi 100% on-line. Neste ano, teremos pelo menos 40.000 pessoas presencialmente, fundamentando o retorno dos eventos presenciais.

Estou em Lisboa desde setembro deste ano. E por toda a cidade a vida voltou ao normal. Já é possível ir em shows de teatro, música e eventos fechados.

Apenas é obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos e em locais fechados que não haja distanciamento.

Pelas ruas, você encontra placas com o anúncio de shows gigantes. Rock In Rio 2021 e o cantor Brian Adans são alguns deles.

Com a vida voltando, voltamos a poder participar dos eventos presenciais. Os eventos presenciais como o Web Summit são locais fundamentais para conhecermos mais pessoas e trocarmos ideias e inteligências.

O QUE ESPERAR DO WEB SUMMIT 2021

Paddy Cosgrave relembra que o Web Summit 2021 será provavelmente a primeira vez que muitos empreendedores e investidores se verão presencialmente. Além das startups e do ecossistema fervilhante do empreendedorismo em Portugal, o 5G é também um dos assuntos na ordem do dia.

Sempre existe uma pauta central que norteia as principais palestras e alguns momentos do Web Summit.

Em 2019, terá como comentei a Inteligência Artificial. Em 2020, não poderia ser de outra maneira e vivemos naquele Web Summit a intensidade de pensar sobre soluções em relação a pandemia.

Neste ano, pensar o Ser Humano como centro das soluções da tecnologia parece ser o tema central dos temas acompanhado com a proliferação do 5G.

Não é mais possível pensar nas empresas ou nas soluções que elas criam sem que tudo isso exista em função do Ser Humano.

O começo e o fim de qualquer solução, produto, serviço ou startup deve ser como melhorar a vida das pessoas.

web summit

MINHA HISTÓRIA COM O WEB SUMMIT

Convido você a pensar sua relação com a tecnologia a partir da sua vida. Reflita sobre a seguinte pergunta:

Como a tecnologia tem influenciado sua vida e o seu dia a dia?

Se ela tem sido danosa, cuidado, não conseguimos mais viver sem ela, mas precisamos entender que tudo em excesso faz mal. Assim como a água em excesso no corpo pode matar você, a tecnologia também age no cérebro como uma droga.

Minha vida sempre foi influenciada pela tecnologia e quando anos atrás conheci o Web Summit fiquei realmente empolgado em estar em um lugar onde seria possível conversar e trocar experiências com outras pessoas que também enxergavam a tecnologia como uma fonte de promoção e não submissão.

Palestras, aulas, exposições e muito networking sempre foram pontos fortes da minha relação com o Web Summit.

Recomendo que navegue na internet e veja alguns vídeos sobre o evento. Vale a pena assistir algumas palestras on-line que estão sempre disponíveis.

Os maiores pensadores em tecnologia se encontram no Web Summit.

Site oficial do Web Summit: Web Summit | Lisbon | Where the tech world meets

EM SUA CIDADE EXISTEM EVENTOS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Como última dica, participe em sua cidade, região ou estado dos eventos de tecnologia. Eles hoje são muito comuns e estão presentes em muitos movimentos.

Sebrae, associações, entidades de classe, universidades, aceleradores, empresas de TI e outros agentes, promovem eventos que valem a pena participar.

Lembre-se que muitas vezes o que justamente queremos melhorar em nossa vida está mais perto de nós, mas para isso, precisamos participar de momentos em que outras pessoas fazem parte da nossa vida.

Forte abraço e até nosso próximo encontro.

Mais artigos em: Viver com Tecnologia – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia