Bloquear os acessos indevidos, deveria ser mais simples.

Controle de acesso à internet é essencial para o aumento da produtividade na empresa

Nos dias atuais, falar em bloquear a internet nas empresas se torna cada vez mais difícil. A internet é indispensável no meio corporativo, seja ela para informação, comunicação, aprendizado e até locomoção. Além de estar presente a todo o momento, em qualquer lugar: no computador da empresa, no smartphone e em dispositivos móveis.

Os benefícios atribuídos à utilização da internet são numerosos, mas apesar de ser uma grande facilitadora, pode assumir eventualmente um papel negativo dentro da empresa, uma vez que o mau uso por parte dos colaboradores pode trazer prejuízos, além do desperdício de tempo em atividades improdutivas.

Bloquear o acesso à internet torna sua equipe produtiva?

Normalmente, o colaborador que possui acesso limitado à internet, tem a sensação de que seu superior não confia em suas atividades, o que acaba gerando insatisfação e desmotivação no trabalho.

Esta atitude fará com que ele continue produzindo menos, mesmo sem ter os acessos a qual seu gestor acredita ser uma distração. Possivelmente, o funcionário buscará formas de acessar a internet por outros meios, por exemplo, seu smartphone. “

controle de acesso à internet

Como gerenciar os acessos indevidos aumentando a produtividade e a qualidade das tarefas do colaborador?

Avaliar o que cada equipe precisa acessar antes de realizar o bloqueio é o segredo para não impactar nas tarefas e na produtividade. Um levantamento de acessos bem detalhado de cada usuário auxiliará o dimensionamento das necessidades de acessos.

No momento de alinhamento das Diretrizes de Acesso e Políticas é indispensável avaliar o bloqueio de acesso a conteúdos altamente nocivos ao ambiente corporativo. As páginas de pornografia, xenofobia, racismo, homofobia, por exemplo, devem ter o acesso restringido, independentemente de qualquer outra variável associada ao negócio.

Na empresa, estas regras e aplicações de controle de internet são realizadas por meio de um firewall, que traz uma solução de segurança a partir de regras estabelecidas, após analisar a comunicação entre a sua rede de computadores e a internet.

A aplicação de Políticas de Acesso, a partir do uso de categorias de sites, possibilita bloquear os conteúdos na internet considerados de alto risco já catalogados pelo firewall. Ao separar as categorias mais apropriadas para cada ambiente é possível obter maior produtividade de seus funcionários.

Com relatórios detalhados em mãos, os gestores conseguirão avaliar sua equipe com precisão, analisando o tempo e os conteúdos que foram acessados por cada usuário.

Há benefícios gerados por uma boa gestão do uso da internet através de firewall?

Com o aumento da utilização das redes de computadores e de sistemas ligados a Internet, decerto o firewall é importante para a segurança da informação dentro da empresa. Somado a um conjunto de tecnologias, ele preservará a segurança dos ambientes computacionais garantindo a disponibilidade, confidencialidade e integridade das informações.

Alguns benefícios para redes corporativas:

1. Ganho na produtividade e qualidade nas tarefas Os usuários tendo ciência que o uso da internet é controlado não utilizarão sites desnecessários, consequentemente suas tarefas passam a ser executadas com maior concentração, mantendo a qualidade do trabalho desenvolvido.

2. Proteção contra ameaças na internet (vírus / malware) Sites classificados como risco potencial automaticamente serão bloqueados, protegendo o computador e a rede de possíveis vulnerabilidades.

3. Monitoramento e relatório sobre a utilização da internet A empresa que possui um firewall para controle sobre o uso da internet, poderá monitorar em tempo o que o usuário está acessando, filtrar conteúdos específicos e gerar relatórios consolidados do tempo gasto em cada site.

4. Internet mais rápida Com o monitoramento e o uso consciente dos usuários, a utilização de sites que não tem relação com as atividades da empresa deixarão de consumir o link de internet, deixando-o disponível para operações importantes.

Somos uma empresa preparada para auxiliar e implantar as soluções de gerenciamento do uso da internet que sua empresa precisa.

Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia