Quanto vale seus dados? Protegê-los seria complexo? Nem tanto.
Qual o valor da segurança da informação?
Se vamos falar de segurança da informação, temos que analisar o valor dos dados que temos dentro dos servidores das empresas que trabalhamos. Opa… muito mais do que isto, como também dos dados que guardamos e acessamos pelos nossos computadores, notebooks, tablets, celulares e pen drives. Atualmente temos dados e informações disponíveis em tantos dispositivos, de maneira tão simples e rápida que acabamos deixando de lado a preocupação com o valor destas informações que acessamos.
Vale então ressaltar: É muito provável que os dados da sua empresa valem mais que os móveis e equipamentos juntos.
Sabendo disto, costumamos perceber que muitas vezes nos preocupamos mais com a segurança de ativos fixos do que com os nossos dados. Temos seguros dos carros, do prédio, dos equipamentos… e dos dados?”
O que é Segurança da Informação?
Entendendo a importância dos dados dentro das organizações e da necessidade de manter o ambiente protegido, criou-se um conjunto de medidas e práticas que visam proteger e preservar este ecossistema.
E a isto foi dado o nome de Segurança da Informação.
Podemos também falar que a Segurança da Informação busca a proteção do conhecimento contra ameaças virtuais e reais. Buscando minimizar riscos e maximizando o retorno sobre os investimentos.
Este conjunto de boas práticas busca também assegurar: integridade, disponibilidade e confidencialidade.
Dentro deste arcabouço entramos em várias ramificações técnicas, como backup, firewall, plano de continuidade, análise de risco, entre outros pontos.
Neste ponto que normalmente as informações ficam extremamente complexas e distantes de uma visão clara dos resultados e riscos que estão em jogo.
Previna-se!
Relembre: A informação é provavelmente seu ativo mais precioso.
Tenha em mente que Segurança da Informação precisa fazer parte do seu planejamento e que pode ser tratada de maneira organizada e estruturada.