Microsoft Viva Insights faz parte do Microsoft Viva, que é uma plataforma de experiência do funcionário criada no Microsoft 365. O Viva Insights identifica padrões de colaboração que afetam a produtividade, a eficácia da força de trabalho e o envolvimento dos funcionários. A intenção é trazer recomendações para melhorar a produtividade e o bem-estar.

Abaixo segue uma explanação de cada item no Viva Insights levando em conta o trabalho dentro do Microsoft Teams.

Elogiar

Você pode usar esse recurso no aplicativo Insights do Microsoft Viva para reconhecer as contribuições de seus funcionários e colegas de trabalho. Mensagens de elogio são mostradas como notificações no Teams. Você pode ter uma mensagem de elogio entregue em um chat privado ou para reconhecimento mais amplo em uma conversa do canal do Teams.

Você também pode definir lembretes para enviar elogios regularmente para seus colegas de trabalho e exibir seu histórico.

Também há uma lista de colegas que talvez você queira reconhecer com elogios, com base em padrões como colaboração frequente. É possível filtrar os elogios que você enviou e recebeu.

Quando a página Elogios é aberta, o selo é padrão de elogio é Impressionante. Se você quiser enviar um selo diferente com sua mensagem de elogio, existem outras opções: Obrigado, Parabéns, Empreendedor, Solucionador de problemas, Coragem, Espírito de equipe etc.

Como vimos até aqui, você sempre pode enviar elogios diretamente da página Inicial do Viva Insights. Mas também é possível enviar elogios direto no Chat do Teams. Abaixo do campo Digitar uma nova mensagem, basta selecionar a extensão Elogios.

Microsoft Viva Insights elogio

Histórico de Reflexão

Você pode usar esse recurso no Insights do Microsoft Viva para se tornar mais consciente de como está se sentindo. Essa conscientização pode beneficiar tanto sua produtividade quanto seu bem-estar. Pesquisas mostram que até mesmo o ato de tirar um momento para refletir tem benefícios positivos para o corpo e mente.

Executar a autorreflexão selecionando os emojis disponíveis é uma ação totalmente privada. Ninguém mais pode ver o que você escolheu. Você pode escolher sua própria frequência para autorreflexão. Uma vez por dia pode funcionar bem para você – ou mais frequentemente do que isso, ou com menos frequência. Pode agendar lembretes de reflexão para qualquer dia da semana, incluindo dias não configurados como dias úteis em suas configurações do Outlook. A hora que você selecionar se aplicará a todos os dias em que você verá lembretes. Você pode refletir a qualquer momento na página Inicial ou na página de deslocamento virtual. A reflexão que você faz nessas páginas é independente de todos os lembretes que você definiu para reflexão.

Microsoft Viva Insights reflexão

Faça uma Pausa

              Esse recurso oferece uma experiência animada de um minuto de “pausa para respirar” que você pode usar com a maior frequência que quiser durante o seu dia de trabalho. Entrando nesse recurso, você encontrará outras sugestões de meditações guiadas como por exemplo: varredura corporal, foco, estressado, frustrado, fazendo um intervalo e encerrando o seu dia.

Microsoft Viva Insights - pausa

Proteger seu Tempo

Pesquisas mostram que pode levar em média 23 minutos para se concentrar novamente em uma tarefa após ser interrompida. Distrações constantes durante o trabalho focado podem causar maior estresse e menor produtividade. É difícil se concentrar no trabalho desafiador quando você tem apenas pequenas partes do tempo disponíveis entre reuniões ou se distrai com e-mails e chats de entrada. Destinar algumas horas todos os dias para se concentrar sem interrupções pode ajudá-lo a progredir em suas tarefas e projetos importantes.

O Insights do Viva pode ajudá-lo a proteger o tempo para o trabalho focado e minimizar as notificações (e, portanto, distração) de chats e chamadas do Teams durante o foco.

Longas horas de trabalho e a pressão para estar sempre disponível podem levar ao burnout dos funcionários. O tempo que você passa colaborando fora do horário comercial pode ser um indicador de que você está em risco de burnout, mesmo quando você e sua equipe adotam flexibilidade.

Esse recurso pode ajudar a proteger seu tempo de silêncio, que são as horas todos os dias em que você deseja se desconectar do trabalho e recarregar. Para minimizar interrupções relacionadas ao trabalho, você pode agendar quando quiser que as notificações móveis do Outlook e do Teams sejam silenciadas automaticamente.

Microsoft Viva Insights - proteger o tempo

Resumo Diário (Outlook)

As mensagens recebidas no Outlook sobre “Seu resumo diário” ajuda você a manter o controle de seu calendário e ter organização sobre seu dia. Você irá observar que essas mesmas mensagens encontram-se em “Permanecer Conectado” dentro do Insights do Viva.

Esse recurso ajuda muito no dia a dia principalmente quando você não visualiza e/ou esquece de responder algum e-mail com um questionamento ou designação de tarefa.

Diariamente você receberá um e-mail sobre itens importantes para ajudá-lo a se preparar melhor para o dia seguinte, incluindo: compromissos pendentes, solicitações e acompanhamentos de tarefas ou projetos, lembretes de perguntas específicas feitas para você ou para sua Equipe que ainda não foram respondidas.

Interessante que dentro dessa mensagem de e-mail você pode classificar o lembrete como Concluído, assim você não receberá mais notificação sobre o assunto.

Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel