Atualmente lidar com a má utilização da internet no ambiente de trabalho é um grande desafio, neste blog, vamos traçar algumas diretrizes que vão auxiliar no desempenho e controle da internet, garantindo a segurança da informação nas empresas. 

Dificuldades com a utilização indevida da Internet no ambiente de trabalho

Nos dias de hoje acessar à internet diariamente se tornou uma realidade para boa parte da nossa população e o avanço tecnológico tem cada dia mais importância no dia-a-dia das pessoas.

Os usuários utilizam a internet de diversas formas, com propósitos pessoais ou profissionais, entretanto, temos um grande questionamento quando o assunto é o uso da internet no ambiente profissional, durante a jornada de trabalho.

Você sabe se realmente seu colaborador está utilizando a internet de maneira correta? Há maneiras de burlar este acesso à internet? Como posso inibir este acesso indevido?

Veja neste Blog alguns pontos importantes a serem considerados quando falamos do uso da Internet no ambiente de trabalho.

Privacidade na Internet

Algumas empresas permitem que seus colaboradores utilizem a internet para fins pessoais e sem relação com o trabalho, logo, a privacidade deste colaborador deve ser respeitada.

Entretanto, se o acesso à internet é permitido exclusivamente para uso de atividades do ambiente de trabalho, a empresa pode controlar e monitorar o uso e programas de comunicação instantânea (fornecidos pela empresa) e a entrada em sites e serviços acessados na Internet.

Porém, em um ambiente corporativo, onde o indivíduo utiliza dos recursos da empresa, como acesso à Internet e e-mail corporativo, não é exigida privacidade. Desta forma, é importante que o funcionário não utilize de maneira indevida, maliciosa ou negligente, pode haver consequências e responsabilidades para a empresa

Uso do Bom senso

Hoje em dia, a tecnologia é sem sombra de dúvidas a grande inovação das últimas décadas na relação de trabalho. Dificilmente podemos pensar em uma atividade de trabalho que não tenha e/ou não exija a utilização do meio tecnológico.

Algumas empresas estabelecem limites e bloqueiam alguns acessos, porém, há empresas que não inibem o acesso dispositivos móveis, redes sociais, e-mails particulares, softwares de mensagens instantâneas e softwares que burlam acesso à internet.

Vale lembrar que todo empregado que utiliza a internet no ambiente de trabalho deve ter bom senso para saber que durante o horário de trabalho não deve realizar atividades pessoais. Entretanto, caso um colaborador necessite utilizar algum tipo de e-mail ou rede social, é importante que saiba ter um equilíbrio.

Outro ponto importante também é com o uso do celular, pois o uso indevido ou negligente na empresa pode acarretar uma insatisfação com os gestores da empresa.

É importante elaborar documento com orientações de boas práticas de utilização, informando os limites para o uso da Internet aos colaboradores ou até mesmo um horário específico.

Desse modo fica claro ao colaborador o que, quando e de que forma pode usar a Internet para fins pessoais e a empresa mantém o direito de monitorar e penalizar caso os limites sejam excedidos.

Gestão e Controle de acessos

Para garantir que as informações trafegadas na empresa estejam seguras ou até mesmo se realmente são de uso do trabalho no dia-a-dia, é necessário que a empresa obtenha uma ferramenta de gestão e controle de acessos dos usuários.

Com esta ferramenta de Gestão é possível criar regras de acesso flexíveis e acompanhar o uso através de relatórios e gráficos. As definições e regras de acesso podem ser definidas de acordo com as necessidades do empregador, podendo ser bloqueado somente o acesso à sites maliciosos ou de conteúdo impróprio e redes sociais, ou até mesmo controle de aplicações de envio mensagens.

Leia também Simplificando a segurança da informação.

Ferramenta essencial para a segurança da informação nas empresas

A análise e monitoramento dos acessos à internet da sua estrutura estão disponíveis  em firewalls de borda e roteadores de alto desempenho. Se a empresa que possui um firewall para controle sobre o uso da internet, poderá monitorar em tempo o que o usuário está acessando, filtrar conteúdos específicos e inibir que o usuário burle o acesso à internet, estes itens são essenciais para a Segurança da Informação da sua empresa.

Se você já teve algum problema com a má utilização da internet na sua empresa? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários e continue acompanhando o nosso blog.