A pandemia fez com que muitas empresas adotassem rapidamente soluções voltadas para transformação digital. Vimos crescer projetos de virtualização, acessos seguros, comunicação unificada, entre outros. Foi a oportunidades de boa parte delas vivenciarem seus benefícios. Agora o desafio é fazer com que essa jornada rumo a uma maturidade digital mantenha um ritmo adequado e principalmente não pare.

Maturidade Digital

Insights sobre a maturidade digital

A Mckinsey fez uma pesquisa sobre maturidade digital no Brasil, deste estudo chegaram a algumas conclusões interessantes:

Os líderes em maturidade digital também apresentam melhores resultados financeiros

As taxas de crescimento nestas empresas são até 3 vezes maiores. Este valor tende a ser maior, pois a pesquisa identificou que no período apurado muitas empresas fizeram investimentos adicionais para ganhar eficiência e melhorar a experiência do usuário.

Temos uma grande disparidade entre as empresas líderes e a média das demais

Percebe-se que os líderes em maturidade digital estão muito a frente da média das demais empresas. E como tendem a ser mais rápidos e consistentes para continuar na evolução deste caminho, a diferença vai se ampliando.

Empresas líderes desenvolvem práticas conjuntas e complementares da transformação digital

Olhando sob a óptica da transformação digital, os líderes desenvolvem ações integradas e contínuas, trabalhando também pontos de grande desafio, como: Estrutura organizacional, experimentação e jornada do cliente. De outro lado, as demais empresas, na média, adotam ações isoladas e pontuais.

Desafios comuns a boa parte das empresas

Naturalmente alguns itens são desafiadores para boa parte das empresas, até mesmo para as líderes. Destacam-se neste aspecto a retenção de talentos e a estruturação e integração dos dados e a execução de um roadmap alinhado nos diferentes níveis da empresa.

A maturidade digital em cada dimensão

  • Estratégia – As empresas em geral, mesmo aquelas com maturidade digital menos desenvolvida, têm consciência da relevância e do potencial de disrupção do Digital.
  • Capacidades – As empresas investem em marketing digital e na melhoria da jornada do cliente em geral, mas as capacidades analíticas ainda são um desafio
  • Organização – As empresas de maior destaque têm estrutura e governança eficazes para implementar a transformação digital – talentos e disseminação do conhecimento ainda são desafios
  • Cultura – Empresas que adotam desenvolvimento ágil, aliado a um maior apetite por inovação, tendem a apresentar melhor desempenho em cultura digital

A pesquisa apresentou dados que muitos vivenciaram na prática. Quem estava mais preparado neste universo de transformação digital se saiu melhor. Acreditamos que o momento é de aprendizado e de continuar este movimento de evolução permanente e consistente na maturidade digital.

A Ravel Tecnologia pode te ajudar nos pilares de tecnologia com soluções e apoio estratégico. Saiba mais.