Um olhar abrangente sobre segurança da informação precisará abordar este importante assunto, que é o gerenciamento de patches. Mas o que são patches?

Patches são atualizações que os desenvolvedores de programas lançam para corrigir um problema ou trazer melhorias.

Periodicamente as empresas desenvolvedoras de softwares lançam atualizações de seus aplicativos, visando maior desempenho e segurança de suas soluções.

Essas correções e aprimoramentos são fundamentais para um ambiente estável, funcional e principalmente seguro!

Sendo assim, podemos determinar que após o lançamento de um programa, seu fabricante precisará, de tempos em tempos, adicionar “complementos” ao seu produto, tornando-o mais robusto, confiável e completo.

Um dos focos das atualizações é a busca por vulnerabilidades de segurança, que vão surgindo de acordo com o avanço tecnológico das tecnologias e sistemas envolvidos.

Conforme esse avanço, novas funções também se tornam necessárias ou são solicitadas pelas necessidades do mercado. Um exemplo disso é o recurso de modo noturno, popularizado nos últimos anos pelos mais variados dispositivos e aplicativos.

Por exemplo, o leitor de PDF Adobe Reader, um dos mais usados no mundo, lançou 13 atualizações de segurança, funcionalidades ou correções de erros apenas em 2021.

Desta forma, percebe-se como é natural os fabricantes disponibilizarem atualizações (patches) periodicamente. E pensando em segurança, o gerenciamento de patches é fundamental.

Gerenciamento de Patches

Riscos e boas práticas de um gerenciamento de patches

Sabendo o que são e para que servem, precisamos alertar sobre os riscos que você ou sua empresa estão correndo ao não aplicar atualizações regularmente em seus equipamentos:

  • Maior vulnerabilidade: Sistemas desatualizados tendem a serem mais explorados em crimes cibernéticos, pois são mais vulneráveis a ataques;
  • Menor desempenho: Atualizações buscam reduzir a degradação de desempenho e podem tornar aplicativos mais leves e amigáveis, conforme o feedback dos usuários;

Nós da Ravel atuamos no processo de identificação, download, instalação e testes dos patches que serão aplicados nos equipamentos da sua empresa.

Quer a garantia de que não perderá novos recursos dos aplicativos instalados em seus computadores, melhor desempenho, estabilidade e redução de vulnerabilidades de segurança? Se a sua resposta foi sim para algum desses pontos, então você precisa de um gerenciamento de patches em seu ambiente.

Outras características deste serviço estruturado:

  • Identificar os programas com atualizações disponíveis e sua criticidade;
  • Aplicar as atualizações em um ambiente de testes para analisar como se comportam em um ambiente controlado;
  • Disponibilizar a instalação em massa ou individualizada na estrutura de TI;
  • Garantir a reversão da aplicação, caso seja necessário;
  • Diminuir os riscos de segurança da informação em sua empresa;
  • Otimizar o desempenho dos equipamentos e programas utilizados, conforme sugerido pelos fabricantes;

Atualize os equipamentos da sua estrutura quantas vezes forem necessárias, passando por todas as etapas de análise e testes e aproveite todos os recursos disponibilizados com toda a segurança.

Para saber mais sobre CyberSegurança, acesse: O que é CyberSegurança? – Blog – Ravel Tecnologia