Para que a sua empresa tenha resultados, é necessário investir em tecnologia e em ferramentas que possam facilitar e melhorar os processos realizados. A melhoria na comunicação é um fator muito importante que pode beneficiar o fluxo de trabalho. Você sabe quais as vantagens que o VoIP pode trazer para a comunicação da sua empresa? Saiba um pouco mais sobre essa ferramenta e quais os motivos para utilizar Voip nas empresas.
O que é o VoIP?
VoIP é a abreviação de Voice over Internet Protocolos, que em português significa Voz sobre protocolo de Internet, também é conhecido por Voz sobre IP ou telefonia IP. Basicamente, ele transforma as chamadas telefônicas em dados digitais, transmitindo esses dados através da internet.
Por que usar VoIP?
Junto com a inovação, essa é a palavra que melhor representa o cenário corporativo atual. Para garantir sobrevivência e crescimento no mercado é necessário otimizar os processos, produtos, serviços e pessoas. Em outras palavras: Não dá para ficar gastando dinheiro à toa.
Assim chega o VoIP como uma inovação e um forte aliado das empresas e dos empresários que procuram tirar o máximo de proveito de seu orçamento, sem deixar a qualidade e profissionalismo de lado.
![Motivos para utilizar Voip nas empresas](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/01/motivos-voip-1-1.png)
Quais as vantagens para utilizar Voip nas empresas
Além da redução de custos, o VoIP trás diversos motivos para utilizar voip nas empresas.
Com a pandemia do Corona Vírus, muitas empresas correram atrás dessa solução que vêm crescendo cada vez mais no mercado.
Veja abaixo algumas vantagens da utilização do VoIP:
Facilidade na instalação
Como não há necessidade de hardwares e de cabeamentos, a instalação do VoIP acaba sendo simples de realizar, assim não é necessário ter um PABX em sua empresa, nem cabos para ligar em todos os telefones, toda a estrutura pode estar na nuvem e depender apenas da internet para isso.
Escalabilidade
Caso a empresa cresça e precise de um número maior de ramais, a mudança pode ser feita muito mais rápida, sendo necessário apenas alterar a licença ou somente acrescentar mais ramais na configuração do produto utilizado.
Mobilidade
Esse é um dos fatores que quando houve o surto do Corona Vírus fez muitas empresas entender que o VoIP é realmente necessário em qualquer tipo de empresa, independente do ramo ou porte da mesma. Com o VoIP é possível manter o contato com os seus clientes onde estiver, até mesmo do outro lado do mundo, basta ter uma conexão com a internet e as chamadas são direcionadas até você.
Diversidade
O VoIP trás contigo diversos meios para utilizar o telefone, é possível utilizar em aplicativo do computador, navegador web, celular ou no próprio telefone IP.
Redução de custos
Como já foi falado anteriormente, esse é uma das principais vantagens que fazem as empresas migrar da telefonia tradicional para o VoIP. Através dele é possível cortar gastos com ligações por minutos, tendo o custo somente com o serviço e o pacote mensal de internet que toda empresa já paga. O custo de contratação de linhas e de chamadas a curta e longa distância pode ser eliminado totalmente. Economize até 80% com telefonia usando essa solução.
Sem taxas extras
A maioria das soluções de VoIP são pré-pagos, o que significa que você tem a clareza de saber todos os benefícios que cada plano oferece e quanto irá pagar por eles, sem nenhuma cobrança adicional no fim do mês. Até serviços como mobilidade não são cobrados a mais, você tem total controle de quanto será gasto e pode saber exatamente quais são os serviços que tem à sua disposição.
Recursos extras
O VoIP tem diversos recursos que podem ajudar e facilitar a comunicação da sua empresa. Entre eles estão: transferência de chamadas, chamadas em espera, conferencias de voz e vídeo, chat para enviar mensagens de texto, menu de atendimento automático, ou seja, todos os recursos que teria em uma telefonia tradicional e que poderia ser cobrado à parte mais muitos outros recursos que só é possível com o VoIP.
Aumento de produtividade
É possível realizar reuniões, conferências e até mesmo treinamentos sem a necessidade do deslocamento de funcionários, reduzindo o custo de transporte e gastos com viagens. Isso contribui com o aumento da produtividade dos colaboradores, economizando tempo e otimizando a troca de informações. Através dos recursos oferecidos é possível até mesmo compartilhar documentos e fazer chamadas de vídeos com várias pessoas ao mesmo tempo.
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/01/motivos-voip-2-1024x420.jpg)
Conclusão
Esses são alguns dos motivos para utilizar voip nas empresas. Como podem ver essa solução veio para acabar com as linhas telefônicas tradicionais, além de reduzir o custo, ela traz junto diversos outros recursos interessantes. Na Ravel utilizamos o 3CX e também oferecemos aos nossos clientes. Fazemos toda a migração seja para um ambiente em nuvem ou em um servidor local, gerenciamento, manutenção, damos treinamentos aos funcionários e também possuímos profissionais certificados nessa solução, se deseja conhecer mais entre em contato conosco.
Saiba mais sobre comunicação unificada: Comunicação Unificada em Nuvem| Ravel Tecnologia