A utilização do Internet Banking cresce exponencialmente e com isso precisamos estarmos atentos à segurança, possíveis vulnerabilidades no computador podem trazer riscos ou bloqueios nas transações bancárias, vamos abordar neste artigo melhores práticas nos acessos à bancos, e como devemos nos proteger no cotidiano online.
Sistema Atualizado
Procure sempre manter o seu sistema operacional e navegadores atualizados. Atualizações de segurança mais recentes, e navegadores em dia fazem como que o acesso se torne mais estável. Máquinas que possuem sistemas operacionais que não recebem mais suporte, como o Windows 7, não devem ser utilizadas para acessos à bancos, pelo fato deste sistema não receber mais atualizações de segurança, isso pode trazer uma vulnerabilidade ainda maior ao dispositivo.
Softwares Licenciados
Estar atento a segurança ao acessar bancos não passa apenas por antivírus, firewalls, ou até mesmo bons costumes, não podemos deixar de citar o uso de softwares licenciados (originais). Softwares piratas trazem um grande risco a qualquer computador, o sistema operacional precisa estar licenciado e qualquer outro programa na máquina também. Sempre que um ativador é usado em qualquer sistema operacional, ele torna-o vulnerável, e assim pode ser alvo de atacantes, gerando um maior transtorno para o usuário.
E-mails Falsos
Sempre que receber e-mails relacionados ao banco verifique a fonte e se é um e-mail oficial. Boa parte dos bancos não pedem informações de conta e senha ou qualquer outro dado bancário, portanto, se você receber qualquer e-mail deste gênero se atente, pois pode ser uma tentativa de spoofing. A tentativa de spoofing se baseia na criação de um e-mail fiel a uma fonte confiável, onde a aparência deste é bem parecida a e-mails bancários, o que faz com o que o usuário acabe enviando informações sem o seu consentimento.
Evite acessos em Wi-fi Público
Quando falamos de acesso seguro a banco precisamos abordar este tópico, a não utilização de redes públicas. Essas redes trazem uma vulnerabilidade maior ao dispositivo, onde o equipamento fica exposto a ataques e ameaças de uma rede. Sempre que for realizar o acesso ao internet banking através de smartphones ou notebooks, acesse redes protegidas, wi-fi corporativo, ou até mesmo através dos dados móveis do seu aparelho, que podem trazer uma maior segurança ao seu acesso.
Dedique um computador ao acesso
Se você ainda acha que está com o seu acesso em risco, procure dedicar um equipamento para o internet banking, filtre todas as atualizações de segurança e mantenha o dispositivo conectado apenas durante os acessos. Procure trabalhar com ferramentas como o EDR – https://ravel.com.br/blog/o-que-e-edr-e-a-evolucao-do-antivirus/ – neste link abordamos mais sobre esta ferramenta poderosa, que é a evolução do antivírus e mantém o ambiente muito mais protegido, deixando para trás qualquer vulnerabilidade que possamos ter.
Cuidados no Smartphone
Temos tudo na palma de nossa mão, e em relação a aplicativos de bancos não é diferente, mas, os smartphones precisam também de atenção, é sempre importante manter o sistema do aparelho atualizado e os aplicativos também. Antes de realizar o download de qualquer “App” veja se o fornecedor é realmente o banco, e procure baixar as informações sempre da loja oficial do seu aparelho. Fontes não confiáveis podem trazer também sérios problemas ao seu acesso.
Nunca forneça senha através de e-mails ou ligações, sempre verifique se são contatos oficiais. Tendo suspeitas de que algo não está dentro do padrão, nos procure que será um prazer te ajudar.