Queda de produtividade de funcionários e indisponibilidade de acesso podem ser resultados de máquinas obsoletas ou falta de manutenção adequada do parque de computadores, impactando diretamente em sua empresa e sua equipe. Uma consultoria de TI pode te ajudar.

Está na hora de trocar o computador por um novo?

Geralmente não é programada uma data para avaliar se o desempenho de um computador ainda é compatível com a demanda de uso. Como termômetro para revisão de hardware ou sistema operacional, a grande maioria usa as queixas do próprio usuário para a equipe de TI.

O primeiro pensamento das pessoas é trocar o equipamento após apresentar alguma lentidão ou travamento. Mas, por ter um custo elevado, talvez esta não seja a melhor decisão. Muitos dos problemas de travamento ou mau funcionamento do sistema operacional podem ser resolvidos de modo muito mais econômico.

Além da decisão de troca partir de pessoas não técnicas, as pequenas e médias empresas, em sua grande maioria, não possuem um controle de gestão e um inventário de seu parque de computadores. Sem uma prévia avaliação do hardware e software por profissionais especializados, a chamada consultoria de TI, o custo operacional da sua empresa pode elevar ainda mais do que o necessário.

Como evitar a depreciação do parque antes do prazo?

1º passo: Possua um levantamento detalhado e atualizado dos computadores.  Informações como versão do sistema operacional, data da compra, característica de hardware e software utilizados são essenciais. É importante contar com um serviço de consultoria de TI especializado para direcionar as ações e verificações necessárias. 

Análise do Hardware

Grande parte dos casos de lentidão e travamento está ligada diretamente ao hardware, mas fazendo uma análise no conjunto “placa mãe + processador” é possível realizar um upgrade no equipamento. A troca por um disco SSD trará um ótimo desempenho, similar a um equipamento novo. O mais importante: o investimento médio será de 20% sobre o valor de um novo computador.

Saiba mais sobre como otimizar os recursos de TI com redução de custo.

Análise do Software

É normal acumularmos instalações de programas, arquivos e outros dados desnecessários, que acabam comprometendo o desempenho do computador. Como o hardware, a verificação do software é importante para prolongar a vida útil do equipamento. Por isso, é recomendável uma revisão e atualização de softwares instalados e dados obsoletos. 

Leia também: SERVIÇOS GERENCIADOS DE TI E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS

Verifique se o sistema operacional atual tem suporte e atualizações de segurança pelo fabricante, caso não, é expressamente recomendada a atualização do sistema e análise se o hardware é compatível.

Ambiente de instalação

O ambiente em que o computador está instalado pode afetar seu desempenho e sua depreciação.  Analise se o local escolhido é arejado e seco, pois aqueles com muita poeira podem afetar o sistema de arrefecimento do computador. Evite o superaquecimento e outros fatores que possam prejudicar o funcionamento do equipamento.

Você precisa de uma consultoria de TI especializada para fazer este trabalho

Diagnosticar de forma ampla uma atualização do parque de computadores, como adiantamos por aqui, possui muitas variáveis técnicas.  Por isso, a Ravel oferece uma consultoria de TI completa, que minimiza os riscos relacionados ao seu negócio, sempre maximizando o retorno sobre os seus investimentos.  Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas! Entre em contato conosco