A Microsoft tem realizado muitas atualizações ao Microsoft 365 para manter todos os recursos modernos, agradáveis para o uso e seguros, e isso fez com que ela iniciasse o processo de bloqueio da instalação, e utilização, das aplicações em sistemas que não estejam atualizados, ou seja, que não recebem mais atualizações de segurança e que foram descontinuados. Desta forma estamos vendo o Microsoft 365 no Windows 7 sendo descontinuado. 

A Microsoft cancelou o suporte, e a disponibilização de atualizações de segurança, ao Windows 7 em 14 de janeiro de 2020 e, como consequência, iniciou o processo de bloqueio da compatibilidade de suas aplicações mais recentes, como é o caso do Microsoft 365, em um sistema operacional do Windows que não esteja recebendo suporte e atualizações de segurança constantes, pois utilizar essas aplicações no Windows 7 pode causar problemas de desempenho, como lentidão e travamentos, além de apresentar vulnerabilidades por estar sendo utilizado um sistema operacional antigo na máquina. 

Esse processo de cancelamento de compatibilidade e disponibilização de atualizações é normal, recebendo o nome de Política de Ciclo de Vida Moderna, a qual é definida por todas as empresas que disponibilizam serviços e produtos, tendo como objetivo a qualidade, e segurança, no uso destes. 

Com o término do suporte para o Windows 7 a Microsoft começou a impedir a instalação da plataforma do 365, e das aplicações que são ligadas a ela, como o Office (Word, Excel, Outlook…) e o OneDrive, por exemplo, exibindo uma mensagem de aviso solicitando a atualização do sistema operacional para o Windows 10 ou Windows 11. É mais um sinal de que estamos vendo no Microsoft 365 no Windows 7 sendo descontinuado. 

Microsoft 365 no Windows 7 sendo descontinuado

Para mais informações sobre a descontinuidade do Windows 7, acesse: Saiba como se preparar para o fim do suporte ao Windows 7 (ravel.com.br)

A prática de descontinuidade da utilização de aplicativos e serviços em máquinas antigas é considerada abusiva por muitas pessoas, sendo vista como um meio das empresas ganharem mais dinheiro “obrigando” a compra da versão mais recente de seus produtos, mesmo as versões anteriores sendo considerados como vitalícias (sem prazo de expiração da licença), mas não devemos pensar somente pelo lado financeiro, levando também em consideração a utilização de produtos e serviços mais seguros, com mais camadas de proteção e atualizações constantes de segurança, as quais não podem ser aplicadas em máquinas com hardwares antigos e defasados. 

Quer realizar os ajustes necessários na sua máquina, para deixá-la atualizada e compatível com o Microsoft 365 e não sabe por onde e como começar?  

Nós da Ravel estamos prontos para te orientar nesse procedimento, só entrar em contato pelos nossos canais de atendimento que será um prazer lhe ajudar nesse processo.