Diariamente, enviamos e recebemos diversos arquivos, seja pelo celular, e-mail e etc, e algumas vezes, existe a necessidade de compactarmos o arquivo, seja para reduzir um pouco o tamanho do arquivo, por alguma norma do solicitante, ou até mesmo para unir todos os arquivos em um só arquivo. Enfim, vamos lá, estarei ensinando passo a passo de como fazer isso!

Primeiro, você deve fazer a instalação do programa, você pode ver o passo a passo, clicando aqui ou então, baixe ele diretamente neste link. Neste tutorial, vamos utilizar o programa 7zip.

Selecione a pasta, ou o arquivo que deseja compactar, e clique com o botão direito, vá até a opção “7-Zip” e clique em “adicionar ao arquivo compactado…”

como compactar arquivo

Após isso, a seguinte tela será exibida, nela, você consegue definir o nível de compressão, quanto maior o nível, mais demorado será o processo, e quanto menor, mais rápido, porém o arquivo pode ficar um pouco maior. Também é possível definir uma senha para o arquivo de forma opcional, basta digitar a senha no campo “Encriptação”. Vale lembrar, que essa senha será necessária para extrair ou abrir o arquivo, então é importante se lembrar da senha, para não perder o seu arquivo. Feito tudo, basta clicar em “Ok” e aguardar o processo.

A tela abaixo, irá indicar o processo de compressão, você pode deixar ele sendo executado em segundo plano, clicando no botão indicado. Após a conclusão, o arquivo será gerado já compactado!

Pronto! Seu arquivo foi gerado com sucesso, e está pronto para ser utilizado!

E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.