Aqui vão 9 dicas importantes de segurança para o uso de internet e o bom funcionamento do seu computador.

1 – Antivírus atualizado

Manter o antivírus atualizado, é a principal dica que podemos passar a todos os usuários. Como o próprio nome já diz, o antivírus é criado em cima de um novo vírus espalhado na rede, sempre que o antivírus detecta o potencial vírus, ele atualiza sua base para que possa agir em cima deste novo vírus.

O antivírus BitDefender, utilizado pela Ravel, já possui um sistema automático de atualização constante, onde a atualização é feita, sem que o usuário perceba, e toda ação é executada de forma automática com supervisão de nossos técnicos.

2 – Botões falsos de download

Geralmente ao solicitar um download de algum programa ou arquivo, o site te direciona para outros sites onde aparecem vários botões de download. É importante se atentar aos botões falsos, normalmente, colocando o mouse em cima do botão, é possível ver o link original do botão, na parte inferior esquerda do navegador.

Evite fazer download de sites não conhecidos, ou de links suspeitos. Sempre que baixar um arquivo, que tiver suspeita, execute o antivírus direto neste arquivo, clicando com o botão direito no arquivo, irá aparecer a opção de executar o antivírus.

3 – Cuidados com os instaladores automáticos

Ao baixar um programa para ser instalado, muitos instaladores vem com diversos subinstaladores, que acabam instalado “tranqueiras” no computador. Então, aquela antiga prática de “next, next, finish” não deve mais ser usada. É importante ler todos os passos da instalação, e entender o que está sendo instalado, e rejeitar qualquer outro programa que venha junto.

4 – E-mails duvidosos

Sempre estamos recebendo e-mails de bancos, financeiras, operadores de celular, entre outros. Uma grande parte dos casos são e-mails falsos. Raramente os bancos enviam algum tipo de e-mail, se não vier direto do seu gerente, desconfie! Verifique o remetente, os dados do e-mail, e se ainda tiver dúvidas, procure a empresa que te mandou, fale com seu gerente. Sempre marque as mensagens como SPAM, bloqueie o remetente, assim, terá uma caixa de e-mail mais limpa!

5 – Contatos suspeitos

Assim como os e-mails duvidosos, sempre verifique detalhadamente os contatos, muitos acabam sendo enganados por um “.” Ou “-“, qualquer pequena alteração, pode ser um grande problema. Mantenha seus contatos atualizados.

6 – Programas crackeados / pirateados

dica segurança

Programas crackeados/pirateados sempre será um problema. Você acaba instalando um programa não oficial, que depende de outros programas de terceiros para que o “crack” funcione. E isso pode ser uma porta aberta para invasões, ou roubo de dados. Não arrisque!!!
Ter um programa oficial te traz o conforto da segurança.

7 – Cuidados com extensões de arquivos

Você já deve ter recebido algum e-mail com arquivos anexos, correto? Fique atento ao arquivo recebido, normalmente os provedores de e-mail, bloqueiam diversas extensões de arquivos, para evitar que você receba algum arquivo infectado. Muitos spammers tem o costume de alterar a extensão do arquivo, para que ele possa ser propagado por e-mail. Arquivos com a extensão .exe são proibidos de serem enviados por e-mail, mas se ele compactar este arquivo, ele será .zip ou .rar, mas ao abrir o arquivo, o .exe estará lá dentro. Ao baixar qualquer anexo, você também pode solicitar a varredura do antivírus, clicando com o botão direito em cima dele.

8 – Cuidados em redes públicas

Se você utiliza muitas redes públicas, em shoppings, aeroportos, faculdades, entre outros. Tome bastante cuidado, tenha certeza de que seu antivírus está atualizado. Suspeite de qualquer comportamento diferente do computador.

Evite ao máximo utilizar estas redes. Use seu 4G no celular, use a opção de roteamento do celular, para conectar seu notebook. A rede 3G/4G do seu celular, é muito mais segura.

9 – Use senhas complexas

Utilize sempre senhas complexas, procure colocar o máximo de caracteres possíveis, adicionando números e caracteres especiais. Não utilize seu nome, data de nascimento, número de documento. Crie uma senha diferente para cada dispositivo. Não utilize a mesma senha do banco/cartões para qualquer acesso a sites, ou aplicativos no celular.

Mantenha suas senhas seguras, se optar por deixar em uma planilha do Excel por exemplo, coloque senha na planilha, e mantenha ela o mais segura possível. Hoje, existem “robôs” para descobrir as senhas, e eles sempre irão puxar senhas que contem seu nome, data de nascimento, nome do pai ou da mãe.