Muitas vezes temos problemas para acessar grandes serviços como: Bancos, Correios, Whatsapp, Instagram, Mercado Livre, Uber, entre outros. Quando vamos fazer o acesso, nos deparamos com erros de conexão, lentidão ou falhas. Será que o problema é no meu computador? Como é possível descobrir?
É simples, utilizando o site https://downdetector.com.br/, você consegue visualizar e acompanhar a real situação dos principais serviços. Downdetector coleta notificações sobre a situação dos serviços por meio de uma série de fontes. E através de uma análise destes dados em tempo real, o sistema é capaz de determinar automaticamente falhas e interrupções de serviço ainda em estágio bem inicial.
Uma das fontes analisadas, são as notificações no Twitter, que as próprias empresas utilizam como meio de comunicação. O sistema detecta falhas quando a quantidade de notificações apresenta um salto relativo em seu número médio. É feito um rastreamento de notificações para cada empresa em páginas separadas.
Cada página de status oferece uma breve descrição da empresa rastreada. Nesta página você encontra um gráfico que exibe o número de problemas que são reportados. Veja abaixo um exemplo:
O gráfico traça o número de reclamações recebidas a cada 15 minutos (a linha azul) ao longo das últimas 24 horas. Uma única reclamação não basta para determinar um problema, pois pode ser algo pontual com o usuário específico. Ao longo do dia são adicionados um número considerável de notificações sem que haja nada de extraordinário acontecendo. Estas notificações geram uma média e são consideradas como parâmetro, representada no gráfico pela linha vermelha.
Quando a linha azul e a linha vermelha estão niveladas, você pode seguramente deduzir que nada de incomum está ocorrendo ou que você é uma das primeiras pessoas a vivenciar o problema. No entanto, quando ocorre um pico da linha azul em relação à linha vermelha, muito provavelmente há um problema em curso. O gráfico acima mostra como um problema que ocorreu com um provedor de TV a cabo se apresentou por volta das 13:00.
Você também pode ajudar a detectar um problema, adicionando um comentário na empresa que está com dificuldades e informando o seu problema atual. Assim ajudará outros usuários do site que estão com a mesma dificuldade.
Se quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.