O comando de Desligar ou Reiniciar o Servidor inicia vários procedimentos importantes para o sistema operacional e para os programas instalados. Esta ação ativa a finalização de processos e arquivos em uma sequência certa para o fechamento das aplicações e do próprio Windows Server, evitando um desligamento incorreto.

Isto é importante para que tudo volte a funcionar normalmente ao iniciar o sistema.

O que acontece…

Quando há um desligamento incorreto, no mínimo não são executados os procedimentos mencionados acima. Ou seja, é possível que um programa esteja executando uma operação e a queda não esperada faça com que os arquivos envolvidos sejam corrompidos.

Gostaria de ter uma ideia da quantidade de arquivos e processos abertos enquanto o servidor está em operação? Acesse o gerenciador de tarefas, que você terá uma visão geral.

Em casos mais graves, um desligamento incorreto pode causar problemas físicos em certas peças do servidor. Principalmente o HD, peça responsável por armazenar as informações.

Quais são as causas de um desligamento incorreto?

Um desligamento incorreto pode ter várias causas. Começando pela mais óbvia, relacionada a problemas de energia, onde é possível ter a interrupção repentina, até oscilações elétricas. Infelizmente, dependendo da região, situações como estas são comuns, principalmente em épocas de chuvas fortes.

Também é possível que algum software instalado ou com mau funcionamento cause o travamento do sistema operacional. Isto pode obrigar a empresa a desligar o equipamento no botão para a normalização do sistema.

Outro ponto que pode causar um desligamento incorreto são os problemas de hardware no servidor. Para o perfeito desempenho do sistema, todas as peças precisam estar em pleno funcionamento.

Dicas para prevenção

Não é preciso reforçar a importância do servidor para o andamento das atividades da empresa. Desta forma, vale pontuar alguns pontos para evitar este tipo de situação:

– Tenha um nobreak. O nobreak irá manter o servidor ligado quando há uma falta rápida de energia. Também ajustará oscilações elétricas que possam afetar o equipamento;

Leia também: Manutenção de computadores – Um olhar preventivo

– Assegure que seu nobreak tenha recursos de gerenciamento. Um dos principais pontos a serem configurados é a configuração de desligamento automático quando a bateria atingir uma determinada carga. Ou seja, você pode programar para que quando a bateria atingir 20% de carga, o equipamento seja desligado corretamente;

– Tenha cuidado com os softwares instalados no servidor. Verifique se realmente são compatíveis e se são necessários;

– Fique atento às atualizações do sistema operacional e dos programas instalados. Muitas vezes estas atualizações são necessárias para evitar travamentos.

– Ter um backup online será importante caso o desligamento incorreto cause problemas graves de acesso a suas informações. Dessa forma é possível recuperar esses dados.

– Monitore preventivamente todas as vezes que seu servidor for desligado incorretamente. Acompanhando a quantidade destes registros é possível ser alertado de que há um risco alto para sua estrutura. Este é um dos focos que nosso serviço de Monitoramento Preventivo – TI On Demand ataca fortemente.

E para ter uma visão completa da sua estrutura você pode conhecer mais sobre nosso serviço de Gestão de TI.