Existem muitos guias na Internet sobre o que você deve ter em mente ao construir sua Máquina Gamer. Alguns tutoriais explicam como configurar o hardware, alguns artigos descrevem a instalação do sistema operacional (SO) e os drivers necessários; outros vídeos detalham cada etapa ou você pode obter conselhos da maneira antiga: em um fórum. Esses podem ser ótimos lugares para obter conselhos específicos, mas e se você quiser saber por onde começar? Vamos começar na direção certa com essas 10 recomendações.

1. Básico do básico!

Sua configuração básica deve conter o seguinte:

  • Processador Atual (CPU);
  • Placa-mãe com diversas conexões;
  • Resfriador de CPU (Cooler Pro ou Water Cooler);
  • Memória RAM;
  • Placa de Vídeo Dedicada (GPU);
  • Armazenamento com unidade de estado sólido (SSD);
  • Periféricos (mouse, monitor, teclado e claro headset).

2. Sua CPU e placa-mãe são compatíveis?

A compatibilidade de CPU e soquete é sua prioridade número um! Lembre-se, verificar o soquete nem sempre é suficiente. Preste muita atenção aos processadores mais recentes para garantir que eles sejam suportados pela placa-mãe que você está usando. Além disso, não ter a CPU certa pode afetar a velocidade da sua memória (como limitar o desempenho). Não deixe coisas assim pegá-lo desprevenido.

3. Alimente CPUs com muita velocidade!

Os mais atuais processadores AMD® e Intel® se alimentam de memória DDR4 de alta velocidade. Quanto mais velocidade de memória o processador tiver, mais alta será a saída. Como resultado, você obtém um equipamento mais rápido e responsivo.

4. Pasta térmica é importante!

Por mais que seja um princípio básico, queremos destacá-la. Quanto à sua aplicação, existem várias maneiras e quase todas funcionam, mas recomendamos adicionar uma gota de pasta do tamanho de uma ervilha. É fácil, rápido de aplicar e sempre deve estar no topo da sua CPU, não embaixo dela! Ter muito não vai doer (dentro do razoável), mas ter mais do que o necessário pode criar uma bagunça dentro do soquete. No entanto, ter menos do que precisa pode ser insuficiente para a transferência de calor adequada – é por isso que uma quantidade do tamanho de uma ervilha é quase certa.

5. instalação de RAM

Os pentes de RAM, ou DIMMs, podem apenas seguir um caminho, portanto, verifique se estão alinhados antes de aplicar qualquer força durante a instalação. Não queremos um acidente na placa.

6. O que há com a velocidade da minha memória?

Se você comprar um kit avaliado em 2400 MT / s, verifique se está obtendo toda a velocidade que comprou! Sempre verifique a velocidade da memória depois de montar seu equipamento, pois pode ser necessário entrar no BIOS e carregar o “profile” da memória.

7. Somos todos humanos

NÃO esqueça de verificar todas as conexões. Provavelmente, isso não acontecerá em uma de suas primeiras montagens, quando você sempre está verificando tudo duas, três vezes, mas à medida que avança e se acostuma com a construção de sistemas, isso pode realmente acontecer. Acontece comigo também, é claro… (rs)

8. Por que você precisa de uma classificação 80 Plus na fonte de alimentação?

Você quer uma fonte de alimentação que não o decepcione! É por isso que existem as certificações 80 Plus e cada uma tem critérios diferentes em relação à eficiência da fonte de alimentação. Aqui estão os diferentes níveis de certificação, da qualidade básica à mais alta:

Quanto maior o certificado de eficiência, mais altos são os padrões da fonte de alimentação. Eles também têm outros recursos, como proteção contra sobrecarga de corrente (OCP), proteção contra sobretensão (OVP) e outras proteções que manterão seu sistema seguro. Lembre-se de que uma fonte de alimentação semi-modular ou totalmente modular facilitará o gerenciamento de cabos!

9. Gerenciamento de cabos

Metade da diversão na construção do seu PC é realmente montá-lo. E, claro, você quer que fique bonito e limpo, certo? O gerenciamento de cabos ajuda a torná-lo bonito e arrumado e, em alguns casos, pode até melhorar o resfriamento do sistema, pois você obtém um melhor fluxo de ar dentro do chassi!

10. Fazer overclock ou não?

Bem, isso depende de você! Para muitos, a possibilidade de queimar seu processador e seus componentes não vale o risco, e você anulará as garantias de suas peças. Mas, se você deseja elevar o seu equipamento à sua vantagem absoluta de desempenho, existem inúmeras guias on-line para ajudá-lo a ajustar seu sistema.

10 dicas pc para jogos

E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.