Permitir que contabilidade e tecnologia da informação atuem como aliadas do seu negócio, é possível? Vamos falar um pouco mais sobre isso agora.

Qual será o futuro desta relação?

Os escritórios contábeis vêm passando por vários processos de melhoria e aprimoramento durante os últimos anos. Houveram mudanças significativas tanto nas normas e padrões, quanto nos procedimentos contábeis.

Com o avanço da tecnologia, velhas rotinas operacionais cedem espaço para a modernização dos processos dentro das organizações, por exemplo, livros, registros, blocos de anotações e formulários agora estão em formato digital a dispositivos. Amplos arquivos engavetados são armazenados servidores e viram informações com acesso aos usuários e aos clientes.

A antiga imagem do responsável pelo guarda-livros, antes direcionada ao profissional contábil, cede espaço para os sistemas contábeis, sendo a principal fonte de informações dentro das empresas.

Leia também Invasão de sistemas contábeis é um risco real

Contabilidade e tecnologia da informação: Amigas ou Rivais?

Chegamos então a nossa pergunta: contabilidades e tecnologia da informação seriam amigas ou rivais? Isso depende da forma que são implantadas e utilizadas as ferramentas e plataformas disponíveis.

Este é um assunto muito longo, mas iremos aqui apresentar dois aspectos importantes para contabilidade e tecnologia da informação se tornarem grandes amigas.

Investimentos em TI

A tecnologia para a área contábil passou a ser um recurso extremamente estratégico com a principal necessidade de demonstrar os resultados às organizações de forma clara e ágil.

Atualmente os escritórios contábeis têm cada vez mais investido em tecnologia, buscando novos recursos para otimização dos processos internos, oferecendo produtividade para suas equipes e garantindo a segurança dos dados disponibilizados.

Entretanto, apesar dos inegáveis benefícios e da disponibilidade das empresas em realizarem investimentos constantes na área, temos que ter em mente que a utilização da tecnologia nas rotinas e nas tarefas organizacionais, principalmente, Sistema na Nuvem e Mobilidade, devem ser encaradas como um Projeto de Investimento ao Negócio. Onde as informações contábeis estarão disponíveis para toda a organização permitindo a empresa ter uma postura proativa com relação aos dados.

O que muda no meu escritório?

Contabilidade e tecnologia da informação

A contabilidade e tecnologia da informação, foram unidas como uma forma de resposta às novas exigências do mercado, realizando mudanças no perfil de cada um.

As diversas funções realizadas pela contabilidade, como análise e controle dos dados contábeis, foram afetadas no dia a dia. Os procedimentos atuais utilizados na contabilidade para alcançar os seus objetivos evoluíram muito, e consequentemente o seu negócio precisa estar replicas de relogios iwc preparado para estas evoluções e mudanças.

Com os avanços tecnológicos, a tecnologia e a comunicação contábil acabaram com aquela velha imagem do guarda-livros dada ao profissional contábil por muitos anos.

Os sistemas locais e na nuvem já realizam as operações e criam uma nova forma de comunicação entre as empresas, tornando um consultor contábil dentro das organizações, cujo papel é imprescindível para o desenvolvimento dos seus clientes.

Conclusão

Atualmente a Ravel Tecnologia possui uma equipe focada em soluções para contabilidade que visam garantir disponibilidade, mobilidade e segurança tanto na utilização de aplicações locais, como em trabalhos home office, venha tomar um café com nossos consultores e conhecer as soluções que poderão proteger o seu negócio.