Uma dúvida comum das pequenas e médias empresas é a decisão sobre como conduzir a sua área de tecnologia. Percebe-se uma dificuldade para avaliar os pontos relativos a ter uma equipe interna da própria empresa para conduzir este importante setor ou buscar uma empresa especializada em gestão de TI no mercado. E agora qual será a melhor decisão?
TI Estratégica
Um primeiro ponto a observar é o entendimento do papel estratégico da TI para qualquer empresa, de qualquer segmento e de qualquer tamanho. É fundamental buscar o melhor aproveitamento da tecnologia para não ficar para trás e ser atropelado pelo mercado.
Falamos um pouco mais sobre isto neste artigo “Serviços Gerenciados de TI e a competitividade das empresas”.
Conhecimento amplo e atualizado
Se temos um consenso de que é extremamente importante ter a tecnologia como aliada para o seu negócio, é natural concluirmos que ter um conhecimento amplo e atualizado sobre novas ferramentas, recursos tecnológicos e aplicações tecnológicas fará muita diferença.
Neste aspecto, eu trago uma análise sobre uma tendência quando uma pequena ou média empresa tem um colaborador interno dedicado para a função de TI.
Normalmente, este profissional acaba ficando limitado ao que a empresa tem de complexidade técnica e disponibilidade de investimento. Isto faz com que ele fique dentro de uma “bolha” de conhecimento, onde a parte externa acaba crescendo rapidamente, mas a limitação imposta pelo ambiente da empresa ofusca a parte externa. Por consequência, a empresa tende a ficar mais distante das novidades do mercado.
Por outro lado, quando a organização tem como parceira uma empresa especializada em Gestão de TI, tende a ter uma relação com um profissional gestor, que está periodicamente em contato com desafios e complexidades de várias empresas e setores distintos.
Isto faz com que este profissional, dificilmente fique limitado a uma bolha. Ele está sempre está sendo desafiado a buscar novos conhecimentos e tecnologias para dar resposta aos seus clientes. E a diversidade de desafios acaba facilitando a complementaridade de soluções.
Tempo e foco
Sabemos do famoso clichê que tempo é dinheiro. Com isto, o melhor aproveitamento do tempo é fundamental.
Neste aspecto, temos uma outra característica que tende a acontecer com uma TI interna, que é o mau uso do tempo para qual foi contratado. É comum a utilização do tempo para tarefas que não são relativas a TI. Mas o principal ponto é uma tendência de não se buscar claramente como meta uma otimização de processos.
Isto poderia ser feito por automações, novas versões e melhorias que nem sempre tem investimentos impeditivos. E o tempo sendo gasto com tarefas que nem precisariam ser feitas, naturalmente vai fazer falta para ser usado de forma construtiva para agregar valor ao negócio.
Já por meio de uma empresa de gestão de TI, a busca será otimizar ao máximo os processos. Quanto menos paradas, chamados técnicos e tempo de interrupções, melhor para a empresa, que acaba tendo maior produtividade. E também é interessante para a empresa de TI, que otimiza os recursos, sobrando tempo para propor um ciclo virtuoso de melhorias.
Documentação e a gestão de TI
Por mais que a empresa tenha um ambiente estável, moderno e otimizado, não se esqueça de ter as informações documentadas.
Com a rotina do trabalho, os profissionais técnicos internos podem cair “no automático” de ter todos os procedimentos, senhas e caminhos atualizados na própria cabeça. Tudo tranquilo enquanto ele está no dia a dia da empresa, mas uma eventual ausência temporária ou definitiva pode ser um caos para uma manutenção a ser feita. E sendo apenas 1 funcionário, o risco é ainda maior.
Novamente com uma gestão de TI terceirizada, a responsabilidade de manter a documentação disponível e segura é dela. Isto faz parte das atribuições do gestor, que prezará para a continuidade do negócio, considerando a troca de técnicos e a disponibilização a qualquer momento para a própria empresa.
Seja uma TI interna ou externa, sempre peça uma documentação clara e atualizada. Se possível, valide as informações, principalmente, sobre backup.
Ressalto que as informações são com base em tendências do que vimos nos anos de experiência que temos. Sem dúvidas existem exceções de excelentes profissionais internos.
Por isso, a terceirização pode ter vários níveis, de acordo com a situação de cada empresa. Podendo ser total, parcial ou pontual. Conheça mais sobre nosso serviço de Gestão de TI e vamos conversar.