A segurança cibernética emergiu como uma preocupação central para empresas em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. De acordo com um estudo recente conduzido pelo International Data Corporation (IDC), o país tem destaque quando se fala de ataques na América Latina e figura entre os principais alvos globais.

No entanto, apesar desse cenário alarmante, os gastos em segurança no Brasil ainda estão abaixo da média global, uma discrepância que requer atenção urgente.

Desafios Crescentes

Os desafios relacionados à segurança da informação são mais urgentes do que nunca, impactando empresas de todos os tamanhos e segmentos no Brasil. A evolução da inteligência artificial nas soluções de segurança está mudando o jogo, exigindo que as empresas se mantenham atualizadas para não se tornarem alvos preferenciais.

A necessidade de proteger dados sensíveis, evitar interrupções no serviço e manter a confiança dos clientes está impulsionando a busca por soluções de segurança habilitadas pela AI, especialmente aquelas fornecidas a partir da nuvem.

Impactos para TI e para Negócios

O aumento de ataques direcionados está acelerando a adoção de soluções de segurança avançadas, mas as empresas estão enfrentando desafios de integração e otimização.

As equipes de TI estão cada vez mais recorrendo a parceiros de serviços e fabricantes para obter suporte na implementação e gestão dessas soluções complexas.

Além disso, a crescente complexidade dos ambientes híbridos e multicloud está levando as empresas a buscar serviços especializados para lidar com novas ameaças.

O Cenário de Segurança nas Empresas Brasileiras

Preparação para Incidentes

Um dos aspectos mais críticos da segurança cibernética é a capacidade de reagir rapidamente a incidentes. As empresas estão reconhecendo a importância de investir em soluções modernas para lidar com ameaças emergentes, mas também estão focando em desenvolver habilidades internas para gerenciar incidentes de segurança de forma eficaz.

Estar preparado para reagir rapidamente e de maneira estruturada diante de desastres de segurança pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso ao garantir a perenidade dos negócios.

À medida que o cenário de ameaças cibernéticas continua a evoluir, as empresas brasileiras enfrentam desafios significativos em proteger seus ativos mais críticos. No entanto, também há oportunidades para inovação e crescimento à medida que as organizações investem em soluções avançadas e desenvolvem capacidades internas para lidar com incidentes de segurança.

Ao adotar uma abordagem proativa e colaborativa, as empresas podem fortalecer sua postura de segurança e garantir a proteção de dados e a continuidade dos negócios no ambiente digital em constante mudança.

Caso queira explorar mais sobre as tendências para 2024, acesse: Tendências em tecnologia para 2024 – Blog – Ravel Tecnologia

tecnologia ao seu favor