As consequências na economia por conta da pandemia tiveram um impacto significativo na economia global. Em um primeiro momento, quase que simultaneamente, as empresas de tecnologia viram seus serviços tornarem-se o centro do mundo.

Praticamente tudo passava pela tecnologia e ela era em muitos momentos o nosso único caminho para vivermos. Passada a pandemia, o que estamos vendo é uma acomodação do mercado e uma consequente análise de muitas empresas sobre suas estruturas e custos.

O que estamos vendo com demissões recentes no setor é um ajuste do que não foi um crescimento sustentável ou natural.

A otimização de recursos, inteligência nos investimentos e atualização de soluções e estruturas deve estar na ordem do dia.

Neste artigo, reflito sobre o tema analisando como a tecnologia fundamental em todas as companhias deve ser vista aos olhos das acomodações que temos visto quando analisamos algumas demissões no setor.

OS INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA NAS EMPRESAS DEVEM SER ANALISADOS COM INTELIGÊNCIA

Com base em diversos estudos de cenários, elenquei alguns fatores que demonstram que ainda estamos vivendo uma acomodação do setor de tecnologia. As demissões em algumas grandes companhias, não refletem o setor como um todo.

Em algumas migrações que efetuamos em clientes que ainda detém estruturas físicas para a nuvem, as reduções em custos operacionais no setor podem chegar a 20% ao ano. Marcar com um especialista como você pode otimizar seu departamento de tecnologia é o primeiro passo.

Gosto de olhar o que acontece no mundo. Em algum momento, isso pode chegar por aqui. Veja por exemplo o que ocorre neste momento com as chamadas BIG TECHS, (Aquelas grandes companhias americanas na grande maioria) elas foram afetadas por turbulências econômicas do pós pandemia e também da guerra da Rússia, esses dois fatos, alteraram o dinamismo mundial. Tais elementos, fizeram com que elas demitissem milhares de colaboradores como parte de medidas de redução de custos.

Necessariamente, isso não significou que o segmento arrefeceu. O que na verdade acontece é a alteração de investimentos em áreas que não vingaram. O uso da Alexa por exemplo é um dos casos. Tendo uma baixíssima utilização, a Amazon fechou departamento de pesquisas desta tecnologia.

Voltando ao topo deste artigo, ter especialistas que ajudem você a investir corretamente em tecnologia, muda a ordem do jogo. Nisso, nós podemos ajudá-lo.

Investimento em TI – Erros comuns – Blog – Ravel Tecnologia

As mudanças do mercado, operam em um ambiente altamente dinâmico, e a demanda por produtos e serviços pode flutuar. Se uma empresa perceber uma queda na demanda ou uma mudança nas preferências dos consumidores, pode ser necessário fazer ajustes na força de trabalho ou em investimentos em departamentos.

Outro ponto importante é que com o avanço da tecnologia, algumas funções podem ser automatizadas ou substituídas por soluções tecnológicas mais eficientes. As empresas podem optar por estruturar áreas e analisar os investimentos.

tecnologia pandemia

AS EVIDÊNCIAS DE AJUSTES CONTINUAM

Muitas reestruturações organizacionais estão em curso. Diversas empresas de tecnologia estão passando por reestruturação para se adaptarem às mudanças do mercado ou para se tornarem mais eficientes.

Diversas mudanças nas prioridades estratégicas das companhias de tecnologia alteraram a suas prioridades estratégicas.  Isso também resulta em mudanças nos projetos e nas equipes necessárias, o que pode levar à demissão de colaboradores que não se encaixam mais nessas prioridades.

Automação e otimização: Com o avanço da tecnologia, algumas tarefas e processos podem ser automatizados ou otimizados, reduzindo a necessidade de mão de obra humana. Nesses casos, as empresas podem optar por demitir colaboradores cujas funções foram substituídas por soluções tecnológicas.

Fato é que mesmo sendo diversos os fatores que têm levado as empresas a reduzir seu quadro de colaboradores, ainda estamos diante de um cenário de pressão por mão de obra.

Assim, é possível compreender que ainda teremos novos ajustes, mas a demanda por profissionais de tecnologia continuará em alta. Mas como empresas que precisam da tecnologia para o seu dia a dia, investir corretamente os recursos financeiros neste segmento é essencial.

Um bom projeto de longo prazo em sua estrutura de TI, pode evidenciar gargalos, riscos ou ainda custos desnecessários. Se entender como você pode pensar de forma proativa neste ponto faz sentido para você, fale conosco.

Ficar atento aos próximos movimentos no setor de TI é essencial e assim como eu, quero entender como isso tudo irá impactar e mudar nossa vida e o segmento de tecnologia

Forte abraço e até o próximo conteúdo.