Caso suas informações de e-mail, sistemas ou aplicativos fossem invadidas, quais danos seriam ocasionados devido a esse ataque?

Saiba que uma conta de e-mail que usa somente a senha como segurança pode estar mais suscetível a ataques e roubo de informações, por isso, se mantenha atento aos seus acessos online, suas credenciais de entrada podem estar frágeis a ataques Cibercriminosos.

Para manter suas informações protegidas, as plataformas de e-mails e diversos sistemas tem utilizado MFA, uma ferramenta que aumenta a segurança dos seus dados.

COMO O MFA (AUTENTICAÇÃO DE MULTIFATOR) FUNCIONA?

A autenticação de multifator (MFA), atribui formas de autenticação que adiciona uma camada de proteção no processo de entrada à sites, aplicativos entre outros recursos.

Nesse procedimento de segurança é solicitado ao usuário pelo menos dois fatores de verificação (ou mais), como exemplo a leitura de uma impressão digital, um código recebido por telefone ou um token.

Vale ressaltar que o MFA é diferente do 2FA, na autenticação de dois fatores (2FA) é exigido do usuário dois fatores de verificação, já o multifator de autenticação (MFA) possibilita dois métodos ou mais.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO MFA?

Diante do cenário atual, muito se tem falado a respeito da segurança, principalmente relacionada as informações e dados que estão hoje na Web.

Muitas organizações, governos e pessoas dispõe de um grande volume de dados importantes circulando nos meios digitais, portanto, existe uma necessidade quanto à privacidade, sigilo e integridade dessas informações.

Empresas que visam maior segurança de seus dados, pode recorrer a tecnologias, métodos e sistemas que garantem a devida segurança.

Assim sendo, o MFA está entre esses métodos que fornece um maior grau de confiança e proteção a dados e informações relevantes.

COMO HABILITAR?

A aplicação do MFA, pode ser realizada em diferentes formas, como no modelo adaptativo de autenticação, no qual a autenticação varia de acordo com o risco de violação.

Nesse padrão o sistema responsável busca credenciais para conceder os acessos, como por exemplo, o local de onde está sendo acessado, o horário, endereço de IP, dispositivo utilizado etc.

Porém, geralmente o processo se consolida em:

1 – O usuário fornece o nome de usuário e uma senha para ter acesso;

2- Um segundo fator de autenticação é requerido, como a impressão digital, PIN, código, ou senha de uso único (OTP);

3- O usuário concede o fator solicitado, que tem como base informações previamente fornecidas por ele ao criar tal conta.

Existe também outras alternativas, como:

  • Tokens;
  • Chamada de Voz;
  • Uso de chaves criptografadas;
  • Respostas a perguntas secretas.

Veja nesta imagem um exemplo de Multifatores de Autenticação:

o que é MFA

Diversos aplicativos possui em suas configurações de segurança a autenticação de dois fatores (2FA), veja como habilitar essa função no WhatsApp, Instagram e LinkedIn:

WhatsAppPor que habilitar a confirmação em duas etapas no WhatsApp? – Blog – Ravel Tecnologia

InstagramComo ativar a verificação de dois fatores no Instagram – Blog – Ravel Tecnologia

LinkedInComo ativar a verificação de dois fatores no LinkedIn – Blog – Ravel Tecnologia

O acesso aos seus dados em sistemas, e-mail e aplicações possuem MFA? 

Se sua resposta for “não”, podemos auxiliar sua empresa na implementação, para prevenir que ocorra acessos indevidos aos dados da sua organização.

Com o recurso do MFA sua empresa terá uma camada de segurança adicional, contra possíveis vazamento de dados, logo contribuirá com a conformidade perante à LGPD, que propõe que as empresas devem adotar mecanismo de segurança para proteger dados pessoais e sensíveis.

Saiba mais sobre LGPD em: https://ravel.com.br/blog/sua-empresa-esta-preparada-para-a-lei-geral-de-protecao-de-dados-lgpd/