Neste artigo vamos abordar alguns temas que podem lhe auxiliar na tomada de decisão, caso você tenha dúvidas sobre mudar o seu ambiente para Cloud.

Iremos apresentar exemplos usando soluções do ambiente da Microsoft. Isso porque atualmente ela  é um dos grandes players de hospedagem de serviços e aplicações em Cloud, proporcionando inúmeras ferramentas para apoiar a migração e estabilidade do seu ambiente.

Infraestrutura

Atualmente, o investimento em infraestrutura de TI Onpremisse (ambiente local) proporciona muitas desvantagens, onde o custo do investimento inicial é alto, sendo que em alguns cenários acompanham uma segurança obsoleta que costumam acompanhar sistemas antigos e demais servidores obsoletos. Logo, a empresa precisa manter o hardware atualizado, mantendo os custos operacionais para sustentá-los. Ou seja, é um desafio fazer a tecnologia local crescer junto com as demandas do negócio da empresa, e diante de uma tecnologia de negócios que não escala, cresce a chance de degradação do desempenho e segurança da estrutura. 

A vantagem do ambiente Cloud da Microsoft, é o potencial de ser escalonável e acessível para empresas de diferentes portes. Ou seja, a empresa tem os custos apenas pelo que usa, e é totalmente compatível com os aplicativos/serviços mais recentes e tira da empresa a missão de investir em atualizações e novos recursos para continuar usando o software do qual suas operações dependem.

Vale ressaltar que um servidor ou serviço baseado em nuvem, sempre utiliza tecnologia de ponta, realizando as manutenções contínuas e atualizações automáticas. Ou seja, estes serviços que podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada empresa, e de forma simples. Logo, o negócio ganha mais agilidade, flexibilidade, permitindo a adoção de ferramentas em curto prazos e até mesmo redução de custos operacionais.

Flexibilidade – Ambiente híbrido

Com ambiente Cloud da Microsoft, o apoio na criação de ambientes híbridos com a integração de serviços e soluções fica mais fácil, ou seja, gera um grande diferencial competitivo para as empresas que trabalham com estratégias híbridas, sendo realizada a interação com segurança e agilidade, utilizando controles de acesso e identidade com outras soluções da Microsoft, como por exemplo, o Microsoft 365 e Azure Active Directory. Assim, garante o gerenciamento das principais ferramentas em um ambiente unificado e centralizado, o que facilita a gestão e resolução de problemas.

Dúvidas sobre mudar o seu ambiente para Cloud

Automatizando processos e serviços

 Atualmente quando falamos em automação de processos e serviços, estamos abordando a possibilidade de aumentar a capacidade produtiva da empresa, por exemplo, na área da Tecnologia da Informação, automatizar tarefas rotineiras, como por exemplo, backups e atualizações, faz com que a equipe técnica tenha mais tempo para focar em projetos internos e tarefas críticas, logo, estas automações podem ser aplicadas para outras equipes da sua empresa, não sendo especificas para o departamento de tecnologia.

Segurança do ambiente

Quando falamos em Segurança da Informação em ambientes Cloud da Microsoft, a necessidade de manter os recursos com acessos limitados e seguros contra-ataques hackers é ainda maior, vale lembrar que a empresa que possui ambiente Cloud, também conta com a segurança do próprio data center da Microsoft. Ou seja, este ambiente tem gerenciamento avançado de ameaças de nuvem e uma equipe de resposta a incidentes. Vale lembrar que os desafios de conformidade são grandes, e são atendidos com soluções que permite classificar, rotular e rastrear o uso de arquivos armazenados, elevando o nível de segurança nos acessos. Quando entramos no tema de LGPD, a conformidade também é incorporada a outras funcionalidades no ambiente Cloud.

Esperamos que esse artigo tenha ajuda em eventuais dúvidas sobre mudar o seu ambiente para Cloud.

Para saber mais sobre como migrar, a Ravel é parceira Microsoft e pode lhe auxiliar neste projeto e impulsionar a inovação da sua empresa, converse com um dos nossos consultores.

Serviços em nuvem para empresas | Ravel Tecnologia