Com a migração dos negócios do formato on site para o home ou flexible office, o Voice over Internet Protocol (VoIP), em português Voz sobre protocolo de Internet, é uma tecnologia que popularizou nos últimos anos pela inovação da telefonia e videoconferência, contando com um sistema de telefonia completamente flexível, podendo ser configurado em qualquer lugar desde que tenha conexão coma internet.

Mas mesmo com a inclusão de tal tecnologia, muitos encontram problemas em sua primeira implementação, sendo eles: telefones não provisionados, telefones que não recebem chamadas ou áudio por apenas um dos lados.

Na primeira impressão do cliente, é um problema na telefonia, mas quando são feitos testes externos diretamente nos links de internet e é verificado que os telefones IP funcionam corretamente, são identificados problemas no firewall ou roteadores, e aí fica a questão: O problema da minha estrutura está no meu firewall ou roteador? Devo substituí-lo por um mais novo?

A resposta é não. Não é necessária a substituição de quaisquer equipamentos da estrutura.

O que acontece é que um de seus serviços está habilitado na porta de comunicação de VoIP e impedindo o funcionamento correto de seu sistema na estrutura. O serviço em questão atende por vários nomes, como NAT Helper, NAT session helper, SIP Transformations ou Service Ports, mas o nome mais comum entre os fornecedores é SIP ALG.

problemas de SIP

O que é o SIP ALG?

Ele é constituído de duas tecnologias:

  • O Session Initiation Protocol (SIP), ou Protocolo de Iniciação de Sessão, é um protocolo que habilita o tráfego de sessões de comunicação multimídia, como voz e chamadas de vídeo;
  • O Application Layer Gateway (ALG), ou Gateway de camada de aplicativo, está relacionado com a gerência de protocolos de aplicativos específicos na camada de TCP/IP, como SIP e FTP.

Se ele está dentro de uma estrutura com firewall e nateamento ativo, o endereço do VoIP já foi traduzido para realizar comunicação com o sistema de telefonia. Com o SIP ALG ativo nesta configuração, a tradução ocorre novamente e como trata-se de um endereço já traduzido pelo NAT, ele se perde para onde deve ir e causa os problemas citados anteriormente.

Para solucionar este problema, é necessário a desativação do SIP ALG no firewall ou roteador do cliente. Como cada fornecedor possui a sua própria configuração, recomendamos seguir o manual do equipamento para localizar onde o SIP ALG está localizado e desativá-lo. Segue abaixo alguns exemplos de onde as configurações estão para diversos equipamentos:

  • ASUS: Configuração avançada > WAN > NAT Passthrough > SIP Passthrough
  • D-Link: Avançado > Configuração do firewall > ALG > SIP
  • Draytek: NAT > ALG > Enable ALG
  • Cisco Linksys EA: Administração > Gerenciamento > ALG > SIP
  • Mikrotik: IP > Firewall > Service Ports > SIP
  • SonicWall: VoIP > Settings > Configuração de SIP > Enable SIP consistent NAT / Enable SIP Transformations
  • Sophos: Admin Console > 4 > system system_modules sip unload
  • TP-Link: Rede > Configurações ALG > SIP ALG
  • Ubiquiti: System > Conntrack > Modules > Sip > Disable

              Caso tenha dúvidas dos motivos que a sua empresa deve migrar para o VoIP, sugiro ler o artigo: https://ravel.com.br/blog/8-motivos-para-utilizar-voip-nas-empresas/